segunda-feira, 28 de março de 2011

Feitiços: Um Aprofundamento Marcante - Parte I

FEITIÇOS

Dicionário de Pronúncia

de RockEe Slytherin Knowles

Tabela de conteúdo


DICIONÁRIO DE FEITIÇOS

PRONUNCIA DOS FEITIÇOS

A

  • Accio (AK-ee-oh or A-see-oh)
  • Aguamenti (AH-gwa-MEN-tee)
  • Alohomora (AL-o-ho-MOR-ah)
  • Anapneo (ah-NAHP-nay-oh)
  • Aparecium (a-par-EE-see-um)
  • Apparition (A-pa-RI-shun)
  • Avada Kedavra (uh-VAH-duh kuh-DAH-vruh / AH-vá-DÁ Kê-DÁ-VRÁ)
  • Avis (AH-vis)

B


C

  • Colloportus (co-lo-POR-tus)
  • Confundus (con-FUN-dus)
  • Cruciatus Curse (KROO-see-AH-tus)
  • Crucio (KROO-see-oh)

D

  • Deletrius (deh-LEE-tree-us)
  • Densaugeo (den-sah-OO-gi-oh)
  • Diffindo (dih-FIN-doe)
  • Disapparate (dis-AP-a-rate)
  • Dissendium (dis-EN-dee-um)

E

  • Engorgio (en-GOR-gee-oh)
  • Ennervate (EN-er-vayt)
  • Episkey (eh-PIS-key)
  • Evanesco (ev-an-ES-ko)
  • Expecto Patronum (ex-PEK-toh pa-TROH-num)
  • Expelliarmus (ex-pel-ee-AR-mus)

F

  • Ferula (feh-ROO-lah)
  • Fidelius (fih-DAY-lee-us)
  • Finite (fi-NEE-tay)
  • Finite Incantatem (fi-NEE-tay in-can-TAH-tum)
  • Flagrate (flah-GRAH-tay)
  • Furnunculus (fur-NUN-kyoo-lus)

G


H


I

  • Impedimenta (im-ped-ih-MEN-tah)
  • Imperio (im-PAIR-ee-oh)
  • Imperturbable (IM-per-TUR-ba-bul)
  • Impervius (im-PER-vee-us)
  • Inanimatus Conjurus (in-an-i-MAH-tus con-JUR-us)
  • Incarcerous (in-CAR-sir-us)
  • Incendio (in-SEN-dee-o)

J


K


L

  • Langlock (LANG-lok)
  • Legilimens (le-JIL-i-menz)
  • Levicorpus (leh-vi-COR-pus)
  • Liberacorpus (lee-ber-ah-COR-pus)
  • Locomotor... (lo-co-MO-tor)
  • Locomotor Mortis (lo-co-MO-tor MOR-tis)
  • Lumos (Lúmús)

M

  • Mobiliarbus (MO-bi-lee-AR-bus)
  • Mobilicorpus (MO-bi-lee-COR-pus)
  • Morsmordre (mors-MOR-druh)
  • Muffliato (muf-lee-AH-to)

N

  • Nox (Nó-Kís)

O

  • Obliviate (ôh-BLI-vee-Áteh)
  • Oppugno (oh-PUG-noh)
  • Orchideous (or-KID-ee-us)

P

  • Patronus (pa-TROH-nus)
  • Peskipiksi Pesternomi (pes-kee PIK-see pes-ter-NO-mee)
  • Petrificus Totalus (pe-TRI-fi-cus to-TAH-lus)
  • Portus (POR-tus)
  • Prior Incantato (prye-OR in-can-TAH-toe)
  • Protean (PRO-tee-an)
  • Protego (pro-TAY-go)

Q

  • Quietus (KWY-uh-tus)

R

  • Reducio (re-DOO-see-oh)
  • Reducto (re-DUC-toh)
  • Rennervate (REN-er-vayt)
  • Reparo (re-PAR-oh)
  • Rictusempra (ric-tu-SEM-pra)
  • Riddikulus (ri-di-KYOO-lus)

S

  • Scourgify (SKUR-ji-fy)
  • Sectumsempra (sek-tum-SEM-pra)
  • Serpensortia (ser-pen-SOR-sha)
  • Silencio (si-LEN-see-oh)
  • Sonorus (Sô-NÓ-rús)
  • Specialis Revelio (spe-see-AH-lis reh-VEL-ee-oh)
  • Stupefy (STOO-puh-fye)

T

  • Tarantallegra (TAIR-an-tuh-LEG-ruh)
  • Targeo (tair-GAY-oh)

U


V


W

  • Waddiwasi (wah-di-WAH-see)
  • Wingardium Leviosa (win-GAR-dee-um lev-ee-OH-sa)

X


Y


Z



Feitiços (livro)


Capítulo 1- Feitiços, o que são?

Os feitiços são nada mais palavras que, com certo poder em sua pronuncia e bom manuseamento da varinha, são capazes de grandes e poderosos feitos. Todos, sem exceção, vem sendo usados pela comunidade bruxa desde o começo da vida. Dos mais pequenos e frágeis seres aos mais grandes e poderosos, todos vêm sendo utilizados para a comodidade do dia a dia de um bruxo, tanto para a criação e alegria, quanto para a destruição e tristeza. A história dos feitiços é incerta, não se sabe por onde ou por quem tudo começou, ou por onde ou por quem irá tudo se acabar. Os feitiços possuem um certo mistério dentro de si, ainda não desvendado pelos bruxos, que podem trazer grandes surpresas para a humanidade.

Capítulo 2- Para que servem?

Os feitiços servem para fazer qualquer coisa que um bruxo quer, porém é claro, dentro de um certo limite. Existem feitiços para curar, destruir, embelezar, reconstituir, proteger, confundir, irritar, conjurar, deformar, queimar, limpar, ampliar, reduzir, alegrar, levitar, transfigurar, expulsar, torturar, controlar, matar... Tudo quanto um bruxo pode imaginar pode ser feito por uma pequena varinha de condão e uma simples palavra.

Capítulo 3- Merlim, sabedoria e poder

Essa é a história de um dos mais famosos e poderosos bruxos que já existiram, sendo o verdadeiro Mago dos Feitiços. Merlim é considerado um dos mais sábios magos que já existiram, um bruxo-mestre. Dizem que foi conselheiro dos reis britânicos Vortigern, Uther Pendragon e Arthur. Embora a lenda possa ter se baseado. Ele é, segundo várias pessoas, quem colocou as enormes e misteriosas pedras de Stonehenge. Também diziam que ele tinha o grande poder da profecia, pois vivia ao contrário, do futuro para o passado, portanto conhecia o futuro. Merlim é mais conhecido como o mentor do rei Arthur, pois este foi escondido por Merlim, para protegê-lo. Posteriormente, Merlim tornou-se tanto o tutor quanto o conselheiro de Arthur, usando sua aguçada inteligência e sua poderosa magia para ajudar o jovem rei a lutar contra os inimigos da Bretanha. De acordo com algumas histórias, Merlim foi enganado pela Dama do Lago, a quem amava, e levado a criar uma coluna mágica feita de ar, que ela então utilizou-o para aprisioná-lo.

Feitiços Básicos

Autor Desconhecido
30px-Nuvola_apps_bookcase.pngEste artigo é uma transcrição de um livro, que possui direitos autorais.
O conteúdo dos livros pode ou não ser imaginação de seu autor.



Tabela de conteúdo

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Capítulo 1- Feitiços, o que são?

Os feitiços são nada mais palavras que, com certo poder em sua pronuncia e bom manuseamento da varinha, são capazes de grandes e poderosos feitos. Todos, sem exceção, vem sendo usados pela comunidade bruxa desde o começo da vida. Dos mais pequenos e frágeis seres aos mais grandes e poderosos, todos vêm sendo utilizados para a comodidade do dia a dia de um bruxo, tanto para a criação e alegria, quanto para a destruição e tristeza. A história dos feitiços é incerta, não se sabe por onde ou por quem tudo começou, ou por onde ou por quem irá tudo se acabar. Os feitiços possuem um certo mistério dentro de si, ainda não desvendado pelos bruxos, que podem trazer grandes surpresas para a humanidade.

Capítulo 2- Para que servem?

Os feitiços servem para fazer qualquer coisa que um bruxo quer, porém é claro, dentro de um certo limite. Existem feitiços para curar, destruir, embelezar, reconstituir, proteger, confundir, irritar, conjurar, deformar, queimar, limpar, ampliar, reduzir, alegrar, levitar, transfigurar, expulsar, torturar, controlar, matar... Tudo quanto um bruxo pode imaginar pode ser feito por uma pequena varinha de condão e uma simples palavra.

Capítulo 3- Merlim, sabedoria e poder

Essa é a história de um dos mais famosos e poderosos bruxos que já existiram, sendo o verdadeiro Mago dos Feitiços. Merlim é considerado um dos mais sábios magos que já existiram, um bruxo-mestre. Dizem que foi conselheiro dos reis britânicos Vortigern, Uther Pendragon e Arthur. Embora a lenda possa ter se baseado. Ele é, segundo várias pessoas, quem colocou as enormes e misteriosas pedras de Stonehenge. Também diziam que ele tinha o grande poder da profecia, pois vivia ao contrário, do futuro para o passado, portanto conhecia o futuro. Merlim é mais conhecido como o mentor do rei Arthur, pois este foi escondido por Merlim, para protegê-lo. Posteriormente, Merlim tornou-se tanto o tutor quanto o conselheiro de Arthur, usando sua aguçada inteligência e sua poderosa magia para ajudar o jovem rei a lutar contra os inimigos da Bretanha. De acordo com algumas histórias, Merlim foi enganado pela Dama do Lago, a quem amava, e levado a criar uma coluna mágica feita de ar, que ela então utilizou-o para aprisioná-lo.

Capítulo 4- Os feitiços comuns

Os feitiços são muitas vezes classificados. Os abaixo descritos são os feitiços comuns, que não servem para o uso especial e/ou incomum.
A
Accio: Atrai alguma coisa para quem o executa. Basta apontar para o objeto desejado ou pronuncia o feitiço e após isso falar o nome do objeto.
Alorromora: Serve para abrir fechaduras trancadas por magia ou normalmente.
Amuser Incantatem: Feitiço para Animar. Usado para deixar as pessoas felizes.
Aparecium: Torna tinta invisível em visível.
Avis: Faz com que apareçam aves da ponta da varinha.


C
Cabeça-de-bolha: Protege a cabeça de quem o realiza com uma bolha de ar.
Conjunctivitus Curse: Irrita os olhos da pessoa atingida.
Couprad: Feitiço para Corte. Corta algo desejado.


D
Deletrius: Desativa o Prior Incantato.
Densaugeo: Faz os dentes da pessoa atingida crescerem.
Diffindo: Serve para abrir coisas.


E
Encèndre: Feitiço para Congelar Chamas. Torna chamas de fogo em agradáveis e frescas.
Engorgio: Feitiço para aumentar o tamanho de objetos.
Enervate: Recupera a consciência da pessoa onde o feitiço Estupore foi executado.
Estqu'il: Feitiço de Limpeza.Utilizado para limpar coisas pequenas.
Estupore/Estupefaça: Mantém o alvo inconsciente.
Éteignez: Feitiço de Extinção. Serve para acalmar dragões.
Expecto Patronum: Conjura uma entidade mágica que serve como proteção contra Dementadores.
Expelliarmus: Solta uma luz vermelha que ao atingir o adversário faz sua varinha voar de sua mão.


F
Félie Petrifes: Tortura Transmogrifiana. Causa morte a um ser, petrificando-o. Não permitido.
Férula: Conjura ataduras.
Fictus Lamarèn: Com um certo "ritual" conjura uma fantasia.
Finite Incantatem: Acaba com o efeito de um feitiço.
F'ondumen: Feitiço para Confundir. Serve para tornar alguma pessoa ou objeto confuso.
Furnunculus: Faz aparecerem furúnculos na pessoa atingida.


H
Hagesse: Feitiço de Anti-cola. Faz com que não sejam permitidas colas no momento das provas no Expresso da Magia.
Homorfo: Feitiço para combater lobisomens.


I
Impedimenta: Pára ou derruba um objeto.
Impervious: Utilizado para repelir água.
Incendio: Faz com que se crie fogo.


L
Librecier: Feitiço Anti-trouxa. Não permite que algum trouxa chegue perto de um local ou objeto desejado.
Locomotor Mortis: Paralisa as pernas do oponente.
Lumos: Faz com que apareça um foco de luz na ponta da varinha.
Lumos Sólen: Faz com que um feixe de luz apareça da varinha e ilumine o local indicado.
Lumos Máxima: Faz com que apareça um foco de luz muito forte da varinha, mas dura apenas alguns minutos.


M
Mobili"algo": Move o objeto ou ser pedido. Para executá-lo deve trocar o 'algo' por uma palavra em latim.


N
Nox: Apaga a luz dos feitiços Lumos e Lumos Sólen.


O
Obliviate: Modifica ou apaga uma porção da memória da pessoa atingida. Quem o faz é chamado de Obliviador.
Orchideus: Conjura um buquê de flores na ponta da varinha.


P
Parution: Feitiço Expulsório. Manda para longe o objeto que a pessoa atingida está segurando.
Petrificus Totalus: Deixa o corpo do alvo atingido endurecido.


Q
Quietus: Faz a voz voltar ao normal, caso esteja sobre efeito do Sonorus.


R
Reducio: Faz um objeto voltar ao seu tamanho normal, caso esteja sobre efeito do Engorgio.
Relaxo: Solta faíscas. Debaixo d'água solta um jato de água fervente.
Reparo: Usado para consertar objetos quebrados recentemente.
Rictusempra: O atingido começa a rir incontrolavelmente.
Riddikulus: Usado contra o bicho-papão, fazendo-o ficar, obrigatoriamente, com uma aparência engraçada.


S
Serpensortia: Uma serpente sai da ponta da varinha.
Sonorus: Faz a voz ficar mais alta.


T
Tarantallegra: A vítima começa a dançar sem conseguir parar.
Triplèsang: Conjura duas entidades semelhantes a você, por um determinado tempo.


V
Vingardium Leviosa: Faz o objeto, com um movimento da varinha, levitar.
W
Waddiwasi: Usado para atirar coisas.

Capítulo 5- Feitiços especiais

Abaixo está uma lista de feitiços que servem para um ato diferente em relação aos demais.
F
Fidélius: Esconde algum segredo. É executado quando a pessoa que o executa escolhe o "Fiel do Segredo", assim o segredo só será descoberto quando o Fiel o revelar.


M
Mosmordre: Conjura a Marca Negra, símbolo de Lord Voldemort. Um crânio gigantesco composto por letras de esmeralda e de sua boca sai uma cobra, formando sua língua. Quem o executa, em muitos casos, é levado a Azkaban, a Prisão dos Bruxos, por este ser a prova de ser um Comensal da Morte.


P
Prior Incantato: Revela o último feitiço feito pela varinha, fazendo uma espécie de fantasma do feitiço.


Capítulo 6- As Maldições Imperdoáveis

Abaixo estão as Maldições Imperdoáveis, os feitiços proibidos. Quem os executa é levado para Azkaban, a Prisão dos Bruxos.
A
Avada Kedavra: A Maldição da Morte. Emite uma luz verde, que mata instantaneamente o atingido. Este feitiço só faz o efeito esperado caso o bruxo que o praticou tenha um grande poder mágico, sendo precisamente um adulto.


C
Crucio: Maldição Cruciatus. Causa uma dor insuportável, fazendo a pessoa se contorcer.


I
Imperio: Maldição Imperius. Oferece total controle sobre a vítima a quem o executa.


Capítulo 7- Latim, a linguagem dos bruxos

A maioria dos feitiços possuem um significado traduzindo para o português, sendo que estão em latim. Abaixo está uma lista de alguns feitiços e seus significados.
A
Accio: Do latim accio, "chamar", "convocar".
Aparecium: Do latim appareo, "tornar-se visível", "aparecer".
Avada Kedavra: (Abhadda Kedhabra) "Desapareça como esta palavra".


C
Conjunctivitus Curse: Do latim conniugo, "reunir", "ligar".
Crucio: Do latim crucio, "tortura", "suplício".


D
Deletrius: Do latim deleo, "deletar", "apagar", "destruir".
Densaugeo: Do latim denso, "engrossar".
Diffindo: Do latim diffindo, "separar", "dividir".
Dissendium: Do latim dissiedo, "ser separado".


E
Enervate: Do inglês enervate; do latim enervo, "enfraquecer".
Expecto Patronum: Do latim expecto, "expelir"; e patronus, "guardião", "protetor".
Expelliarmus: Do latim expello, "expelir", "soltar"; e arma, "arma".


F
Fidélius: Do latim fidelus, "fiel", "confiável", "digno de confiança".
Finite Incantatem: Do latim finite, "fim"; e incantatem, "palavra mágica", "feitiço", "encantamento".


I
Impedimenta: Do latim impedimentum, "impedimento", "obstáculo".
Imperio: Do latim impero, "ordem", "comando".
Incendio: Do latim incendia, "fogo".


O
Obliviate: Do latim oblivio, "esquecer".


P
Petrificus Totalus: Do latim petra, "pedra".
Prior Incantatem: Do latim prior, "prévio", e incantatem, "palavra mágica", "feitiço", "encantamento".


R
Rictusempra: Do latim rictus, "uma risada", "sorriso".
Riddikulus: Do latim ridiculus, "ridículo", "engraçado".
Reparo: Do latim reparare, "consertar".


V
Virgardium Leviosa: Do latim levis, "leve".

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