segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Entrando em Hogwarts

HOGWARTS: UMA HISTÓRIA

TÉRREO
'Harry jamais imaginara um lugar tão diferente e esplêndido. Era iluminado por milhares de velas que flutuavam no ar sobre quatro mesas compridas onde os demais estudantes já se encontravam sentados. As mesas estavam postas com pratos e taças douradas. No outro extremo do salão havia mais uma mesa comprida em que se sentavam os professores.'
HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL, pág. 103.

O Salão Principal é um lugar enorme que fica no Hall de entrada de Hogwarts, passando pelo Pátio de Pedra. Como diz a descrição acima, o Salão é composto por quatro mesas do comprimento do salão, douradas, onde os alunos das quatro casas (Grifinória, Sonserina, Lufa-Lufa e Corvinal) sentam-se três vezes ao dia para saborearem suas refeições. Após passar pelas quatro mesas, há mais uma mesa da largura do salão onde todos os professores de Hogwarts sentam-se. Alvo Dumbledore, diretor de Hogwarts, senta-se na cadeira central, uma cadeira majestosa e dourada, que fica ao lado da professora de Transfiguração e seu "braço-direito", Minerva McGonagall. As cinco mesas estão sempre portando pratos e taças douradas e, com um estalar de dedos de Alvo Dumbledore, o banquete surge.

AS QUATRO CASAS DE HOGWARTS
GRIFINÓRIA

Fundador: Godric Gryffindor
Professor responsável: Minerva McGonagall
Fantasma: Sir Nicholas de Mimsy-Porpington ou Nick Quase-Sem-Cabeça.
Alunos: Harry Potter, Hermione Granger, Ronald Weasley e seus irmãos, Neville Longbottom, Olívio Wood, Lino Jordan, Kátia Bell, Luna Lovegood, Colin & Dênis Creevey, Lilá Brown entre muitos outros.
Ex-alunos: Lílian Evans, Tiago Potter, Molly, Arthur, Gui & Carlinhos Weasley, Sirius Black, Alvo Dumbledore, Minerva McGonagall, Rúbeo Hagrid entre outros.

SONSERINA

Fundador: Salazar Slytherin
Professor responsável: Severo Snape
Fantasma: Barão Sangrento
Alunos: Draco Malfoy, Emília Bulstrolde, Pansy Parkinson, Gregório Goyle, Vincente Crabble entre outros.
Ex-alunos: Lord Voldemort (Tom Marvolo Riddle), Lúcio & Narcisa Malfoy, Bellatrix Lestrange, Régulo Arturo Black, Severo Snape entre outros.

CORVINAL

Fundadora: Rowena Ravenclaw
Professor responsável: Filius Flitwick.
Fantasma: The Grey Lady (A Senhora Cinza).
Alunos: Pénelope Clearwater, namorada de Percy Weasley (irmão de Rony) quando ele ainda estava em Hogwarts e Cho Chang. 

LUFA-LUFA

Fundadora: Helga Hufflepuff.
Professor responsável: Pomona Sprout.
Fantasma: Frei Gorducho.
Alunos: Susana Bones, Cedrico Diggory (vitima de Lord Voldemort), Ana Abbott.
Ex-alunos: Pomona Sprout, pais de Susana Bones, cujos foram assassinados pelos Comensais da Morte.



1º ANDAR
'Madame Pomfrey não ficou nada satisfeita.
  - Você deveria ter vindo me procurar diretamente! - dizia furiosa, erguendo a lamentável sobre do que fora, meia hora antes, um braço útil. - Posso emendar ossos num segundo, mas fazê-los crescer novamente...
  - A senhora vai conseguir, não é? - perguntou Harry desesperado.
  - Claro que vou, mas vai ser doloroso - disse Madame Pomfrey sombriamente, atirando um pijama para Harry - Você vai ter que passar a noite...'
HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA, pág. 150.

A ALA HOSPITALAR
A Ala Hospitalar é um dos lugares que Harry frequenta com mais frequência, seja por causa de um duelo de feitiços ou por causa de um braço quebrado. A Ala Hospitalar é administrada por Madame Pomfrey, como diz a descrição acima. A Ala Hospitalar encontra-se no corredor norte do primeiro andar de Hogwarts e, apesar de ser um lugar onde os alunos preferem não se encontrarem, foi construída para que seus pacientes possuíssem o máximo de conforto. Várias camas forradas com um tecido de seda fina e clara, além de um travesseiro macio e de tom claro, desejam uma boa-noite de sono a quem sofreu acidentes graves. Os vitrais da Ala Hospitalar são projetados para que uma parcela do sol passe por eles e anime seus pacientes. A temperatura é ajustada magicamente de acordo com a situação do aluno ou professor.

A SALA DE MINERVA MCGONAGALL
É localizada no primeiro andar e é comandada pelo braço direito de Dumbledore, Minerva McGonagall, a qual ensina Transfiguração. Apesar de Minerva ser rigorosa e severa com todos os alunos e não hesitar em tirar pontos mesmo dos alunos de sua própria casa, ela vive preocupada com Harry, Rony e Hermione e tentando fazer com que os três estejam bem dispostos em Hogwarts.
  Para quem acha que Tranfiguração é uma coisa simples, pode ir tirando o cavalinho da chuva, pois essa matéria exige esforço e dedicação, ou você pode acabar transformando seu colega ou a si próprio em um besouro ou até mesmo em uma tigre branco.
  Minerva McGonagall é um animago, pois pode transformar-se em um gato malhado com marcas circulares de óculos em volta do olho.


SALA DE ESTUDO DOS TROUXAS
A matéria "Estudo dos Trouxas" é uma matéria pouco respeitada por alunos mesquinhos e sangue-puros de Hogwarts (a maioria deles da Sonserina) e é ensinada por Caridade Burbage.
  A sala de aula de Caridade Burbage encontra-se praticamente ao lado da sala de aula de Minerva McGonagall, no primeiro andar. Caaridade Burbage é pouco respeitada pelos Comensais da Morte, tanto que é raptada por eles e é assassinada por achar que trouxas e bruxos devem assemelhar-se e podem até se casar.
  A professora Caridade não aparece em muitos dos filmes da saga Harry Potter, tendo mais aparecimento no último que foi lançado, "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1".


2º ANDAR
'- Não posso entrar aí - explicou impaciente - É o banheiro das garotas.
  - Ah, Rony, não vai ter ninguém aí - disse Mione, ficando em pé e se aproximando - É o lugar da Murta Que Geme. Vamos, vamos dar uma olhada.
  E desconsiderando o grande aviso de INTERDITADO, ela abriu a porta.
  Era o banheiro mais escuro, mais deprimente que Harry já entrara. O piso estava molhado e refletia a luz fraca dos tocos de vela que brilhavam nos castiçais: as portas de madeira dos boxes estavam descascadas e arranhadas e uma delas se soltara das dobradiças.'
HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA, pág. 136.
BANHEIRO DA MURTA QUE GEME
Foi interditado quando uma fantasma de uma aluna que morrera 50 anos atrás começou a explodir os vasos sanitários e ficar lamentando-se de como a vida (ou nesse caso a morte) era injusta com ela. Murta havia sido encontrada no banheiro feminino no 2º andar em Hogwarts, e ninguém nunca havia descoberto a causa de sua morte. Todos pensavam que havia sido Hagrid, quando aluno, que havia soltado seu monstro de estimação (uma acromântula gigante chamada Aragogue) e todos pensavam que fora Tom Riddle (Lord Voldemort nos dias atuais) que havia descoberto o culpado. Por causa de sua "falsa façanha", Hagrid fora expulso e Tom havia ganhado condecorações por serviços prestados a Hogwarts, quando o diretor ainda era o professor Armando Dippet. Agora, o banheiro é assombrado pela fantasma dessa aluna, que está presa no banheiro por toda a eternidade.


A SALA DE DEFESA CONTRA AS ARTES DAS TREVAS
Essa sala já foi alvo de muitos professores azarados que não ficaram por mais de um ano em Hogwarts. A sala é disposta de várias mesas com carteiras duplas e, no final do corredor, há uma escada suntuosa e circular que leva à sala do professor de Defesa Contra as Artes das Trevas.
  Nessa sala, muitos casos estranhos já ocorreram, como a fuga de Diabretes da Cornualha (quando Gilderoy Lockhart ocupava esse cargo), já foi alvo de histórias onde o professor havia ganhado um turbante de um indiano que havia salvado de um zumbi (Quirino Quirrel), um professor lobisomem (Remo Lupin), um professor que havia tomado a Poção Polissuco para infiltrar-se na vida de Harry (Alastor Olho-Tonto Moody), uma sub-secretária chefe do Ministro da Magia (Dolores Jane Umbridge) e dois Comensais da Morte (Severo Snape e Amycius Carrow).

3º ANDAR
SALA DOS TROFÉUS
Guarda honras recebidas pelos alunos do castelo, como o Prêmio do Sorriso mais Charmoso - oferecida pela Revista Semanal da Bruxa - e a Medalha Comemorativa do "Perigoso" Dai, concedida todos os anos ao jogador mais corajoso de quadribol. Ela foi construída em homenagem ao quadribolista Dai Llewelyn, uma verdadeira lenda do esporte. A sala também abriga as taças dos times campeões do jogo.

4º ANDAR
A MULHER GORDA
No corredor do 4º andar há uma pintura de paisagem onde a Mulher Gorda, guardiã da Casa de Grifinória já foi vista correndo. Nele também existia uma saída secreta de Hogwarts, mas hoje ela está totalmente bloqueada.


5º ANDAR
O BANHEIRO DOS MONITORES
No quinto andar há o Banheiro dos Monitores. Ele apareceu apenas uma vez quando Harry mergulhou o Ovo do Dragão para descobrir a pista da 2ª tarefa, em Harry Potter e o Cálice de Fogo. Lá existe uma banheira imensa que mais parece uma piscina e, a partir de centenas de torneiras de bronze, prata e ouro, sai uma água quente e confortante junto com espuma de banho. Enquanto você se banha, um vitral em frente À banheira dá a mostra de uma sereia se penteando. A senha para entrar é "fresco como um pinheiro".

6º ANDAR
NÃO SE SABE O QUE EXISTE POR LÁ

7º ANDAR
A SALA COMUNAL DA GRIFINÓRIA
' 

- Cabeça de Dragão - disse Percy, e o retrato se inclinou para a frente revelando um buraco redondo na parede. Todos passaram pelo buraco, Neville precisou de um calço. E se virão no salão comunal da Grifinória, um aposento redondo cheio de poltronas fofas. 

Percy indicou às garotas a porta de seu dormitório e, aos meninos, a porta do deles. No alto de uma escada em caracol - era óbvio que estava em uma das torres - encontraram finalmente  suas camas: cinco camas  com reposteiros de veludo vermelho-escuro. As malas já haviam sido trazidas. Cansados demais para falar muito, eles enfiaram os pijamas e caíram na cama.'
HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL, pág. 115.
  A Sala Comunal da Grifinória é guardada pelo retrato da Mulher Gorda. A Mulher Gorda é um dos quadros mais rigídos e divertidos da escola, e só deixa os alunos entrarem se eles souberem a senha. Neville Longbottom quase sempre esquece as senhas, e então tem que esperar por alguém que apareça e lhe dê a senha. A sala foi contruída com um "hall de entrada", onde os alunos podem sentar-se em poltronas de veludo avermelhado e conversar, ou então em frente à lareira. Subindo as escadas, encontra-se os 7 dormitórios masculinos e, embaixo, os 7 femininos. Os dormitórios sã compostos por cinco camas arredondadas cada e por reposteiros ao lado das camas.

TORRES
TORRE DE ASTRONOMIA
É a mais alta do castelo, e recebe os alunos às quartas-feiras à meia-noite. Também é um lugar ideal para soltar bebês dragões à natureza. Harry e Hermione soltam Norberto, o dragão Norueguês de Hagrid, da Torre de Astronomia, entregando-o à Carlinhos Weasley para cuidá-lo na Noruega. Foi lá também que Dumbledore foi morto por Severo Snape e, testemunhando isso, os Comensais da Morte. Harry fica abismado com essa cena, assistindo a tudo isso do compartimento que fica abaixo da sala.

SALA E RESIDÊNCIA DE DUMBLEDORE
É redonda e cheia de retratos de antigos diretores, como Armando Dippet, diretor da escola em 1950. Nela ficam a fênix Fawkes, o Chapéu Seletor, a espada de Godric Gryffindor e a Penseira, uma bacia mágica de pedra que guarda os pensamentos e lembranças que não cabem mais na cabeça do bruxo. O quarto tem uma porta secreta no corredor do 2º andar e dizem que a senha é formada pelos nomes dos doces prediletos de Dumbledore.
  A primeira visita de Harry à sala de Dumbledore é no 2º ano, quando Harry vai se defender pois todos acham que ele é o Herdeiro de Sonserina e que foi ele quem abriu a Câmara Secreta e petrificou Madame Nor-r-ra, Justino Finch-Fletcher e Nick Quase-Sem Cabeça. Quando Minerva McGonagall vai levá-lo à sala de Dumbledore, ela usa a senha "Gota de Limão", e no lugar da águia de mármore, surge uma escada circular que leva aos aposentos de Dumbledore.

TORRE NORTE
É a casa e sala de aula de Sibila Trewlaney, que passa a dar aulas de Adivinhação para Harry e seus amigos a partir do 3º ano. Lá os alunos aprendem a ler folhas de chá, a palma da mão, os segredos da astrologia e a decifrar a bola de cristal. Os alunos sobem as escadas circulares até chegarem a uma sala retangular. Lá uma escada prateada desce do sótão e leva-os até a sala de Sibila Trewlaney. A sala é oval, com várias mesas circulares cobertas com um pano vermelho e com cadeiras feitas de carvalho. A sala normalmente é escurecida e com um toque avermelhado, e quase sempre cheira a chá (ou de camomila, erva-doce etc.).

TORRE DA GRIFINÓRIA
QUARTO DE HARRY, QUE DIVIDE COM RONY WEASLEY, NEVILLE LONGBOTTOM, SIMAS FINNIGAN E DINO THOMAS.

TORRE OESTE
ABRIGA O CORUJAL, ONDE FICAM AS CORUJAS DOS BRUXINHOS.

SALAS COM LOCALIZAÇÃO INCERTA
BIBLIOTECA
A única coisa que se sabe sobre a biblioteca é que ela fica acima do térreo. É um cômodo retangular, com centenas de milhares de livros dispostos em quatidades iguais em dezenas de estantes. A biblioteca é vigiada por Madame Pince, que está mais preocupada com os livros do que ajudar os alunos com seus deveres de casa. A primeira vez que Harry vai a biblioteca é para descobrir um pouco mais sobre Nicolau Flamel, o qual produziu o elixir da vida, a partir da Pedra Filosofal. Os livros são magicamente guardados em seus respectivos lugares, assim você não precisa decorar o lugar exato de onde você pegou o livro.


UM PASSEIO PELAS VIZINHANÇAS
A CABANA DE HAGRID
O meio gigante Rúbeo Hagrid, guardião das chaves e terrenos de Hogwarts, fiel a Dumbledore, mora numa pequena e humilde cabana, pequena até demais para todo o seu tamanho. Hagrid vive com seu fiel cão de caça, Canino. Em um canto da casa, presuntos e faisões fatiados ficam pendurados em ganchos de metal, e em outro canto, uma enorme cama coberta com uma colcha de retalhos e se mantém aquecida graças à lareira. No jardim da cabana, há uma gigantesca plantação de abóboras gigantes, e foi alvo da execução de Bicuço no 3º livro da série, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Hagrid gosta de criar "bichinhos de estimação" um tanto quanto ferozes, como por exemplo, o dragão norueguês Norberto, a acromântula gigante Aragogue , o hipogrifo Bicuço, o cérbero Fofo etc. A cabana fica bem próxima da entrada da Floresta Proibida.

A FLORESTA PROIBIDA
Como o nome já diz, aluno de Hogwarts não entra lá. A floresta é um lugar escuro e sombrio, onde abriga algumas criaturas assustadoras, como centauros, aranhas gigantes, lobisomens, unicórnios entre outros. A floresta possui uma neblina densa e é bem fechada, ficando a oeste do castelo de Hogwarts. Toda criatura selvagem que não tem mais onde morar vai para lá. Esse foi o destino de Fofo, o cão de três cabeças de Hagrid, quando não realizou com proeza a tarefa que lhe foi dada, de proteger a Pedra Filosofal. Voldemort também se escondeu por lá para tornar-se forte outra vez bebendo o sangue de unicórnios. Harry já teve várias experiências na floresta, como achar o unicórnio morto por Voldemort junto com seu arquiinimigo, para encontrar Aragogue, a acromântula gigante, tendo aulas com Hagrid etc.

O LAGO
Fica ao sul do castelo e tem quase 1 quilômetro de diâmetro. Assim como a floresta, o lago também abriga criaturas bem sinistras, como sereianos, que são parecidos com sereias mas têm cabelos desgrenhados e são horríveis, e grindlowns, pequenos demônios aquáticos com chifres, enfrentados por Harry no Torneio Tribruxo em Harry Potter e o Cálice de Fogo. Além disso, há uma lula gigante que também vive no lago que gosta de torrada. Harry já enfrentou Dementadores, seres espectrais que usam capas negras e sugam a felicidade das pessoas, para salvar Sirius Black, seu padrinho ex-prisioneiro de Azkaban.

O SALGUEIRO LUTADOR
A enorme árvore, cujos galhos retorcidos quase destruíram o Ford Anglia Azul-turquesa do pai de Rony, foi plantada por Remo Lupin quando ele ainda estava em Hogwarts. Na árvore existe um galho que, uma vez apertado, deixa uma passagem que leva diretamente à Casa dos Gritos, no povoado de Hogsmeade. Por muito tempo achou-se que os gritos que vinham da Cada dos Gritos eram de fantasmas que não poderiam sair de lá pois estavam presos por toda a eternindade, mas a veradeira história é que os gritos que vinham de lá eram de Remo Lupin, que escondia-se lá para tranformar-se em lobisomem e manter longe os desavisados, para não ferir ninguém.

2 comentários: