terça-feira, 1 de março de 2011

Astronomia - Parte I

Astronomia Básica

A Carta Astrológica

A carta astrológica é a base das interpretações que o astrólogo utiliza para emitir sua análise.
Saiba mais sobre ela:
De acordo com o dia, mes, ano, horário e local de nascimento em que você nasceu, um signo zodiacal se elevava a leste, na mesma direção em que o Sol nasce. Este ponto é representado astrologicamente pelo Ascendente, que marca o início ou nascimento de um evento ou de uma pessoa.
No ser humano, o Ascendente aponta as condições físicas,a aparência, o jeito de ser espontâneo que ela tem ao se relacionar com o mundo. Neste momento, a Roda da Vida Celeste - o Zodíaco das constelações no Céu - se superpõe às 12 Casas Astrológicas que significam 12 áreas da vida nas quais você vai ter a oportunidade de manifestar os 12 signos zodiacais. Como exemplo, imagine uma pessoa que nasceu no mesmo dia em que você, mas duas horas antes ou depois: a carta astrológica desta pessoa vai apresentar um Ascendente (personalidade, corpo físico, a maneira pela qual você sempre começa as coisas da primeira vez) e um Meio-Céu (vocação e realizações) diferentes dos seus, como também será diferente a maneira como ela aborda o estudo, a vida conjugal, as crises de vida, os filhos, a espiritualidade, o trabalho cotidiano e assim por diante, pois todos estes setores da vida, representados pelas Casas Astrológicas iniciam em Signos diferentes dos seus. composta pelo Sol, Lua - os dois luminares - e os 10 planetas, além de alguns pontos tais como a Roda da Fortuna e os Nodos Lunares.
A interpretação do significado de cada Casa é feito levando-se em consideração o Signo que está na cúspide (início) daquela Casa.
Significado Geral das casas:
casa 1corpo físico, personalidade
casa 2valores, recursos pessoais
casa 3- contatos com o meio ambiente, irmãos e estudos técnicos e médios
casa 4- origem, herança familiar, o pai
casa 5- diversões, criação, filhos, amor
casa 6- trabalho cotidiano, saúde
casa 7- relacionamentos estáveis com sócios e cônjuge, rivais
casa 8- crises, transformações, recursos dos parceiros
casa 9- sonhos, rumo de vida, filosofia pessoal e busca da espiritualidade, viagens longas
casa 10- vocação, reputação, imagem pública, o que tem de ser realizado
casa 11- esperanças, amigos, desejos
casa 12- auto-sacrifício, altruísmo, assuntos secretos de sua vida
Agora, imagine os 12 signos do Zodíaco, que são, ao mesmo tempo, indicações sobre tipos de assuntos da vida e maneiras de fazer as coisas que todo mundo faz na vida. Eles são divididos pelas suas Triplicidades, pois são em número de 3 signos por série: os de Ar, que são relacionais e mentais - Gêmeos, Libra e Aquário -; os de Fogo, que são impulsivos e intuitivos - Áries, Leão e Sagitário-; os de Terra, que são realizadores e procuram concretizar sonhos; e os de Àgua, a pura emoção em suas 3 formas: Câncer, Escorpião e Peixes. Existem outras divisões dos 12 signos, mas para a compreensão deste relatório estas informações bastam.
Agora, adicione ao quadro o Sol, a Lua e os cinco planetas pessoais: Mercúrio que simboliza a comunicação e o raciocínio, Vênus que fala do que gostamos, Marte que representa nosso impulso de auto-afirmação, Júpiter que significa nossa busca por expansão e Saturno, o último planeta visível a olho nú. Imagine agora mais três planetas, descobertos mais recentemente, desde o século 18 (Urano) até o século 20 (Plutão), passando por Netuno, descoberto no século 19. Cada um deles representa ondas coletivas e geracionais, que vão ser entendidas pelas gerações de modo diferente, dependendo do signo em que eles estão: Urano, a vontade de transgredir, fragmentar, inovar; Netuno, a busca do paraíso, a ilusão e também o escapismo; Plutão, o ímpeto pela destruição de padrões anacrônicos e a pulsão de morte. Cada um destes planetas, afora o Sol e a Lua, que anda muito rápido pelo Zodíaco, estarão em signos zodiacais diferentes de acordo com o dia de nascimento.
Agora você tem um quadro quase completo. Se somar a todos estes itens a Roda da Fortuna, a Cabeça e a Cauda do Dragão, você pode imaginar o compelxo mundo de uma carta astrológica, onde as chances para que duas pessoas tenham os mesmos planetas nos mesmos signos e nas mesmas casas é muito baixo, raríssimo até, porque até mesmo nos signos existem diferenças de simbolismo de cada um dos 30 graus que formam cada um dos 12 signos.
Por isso é que os astrólogicos chamam a carta astrológica de Mandala Pessoal: um labirinto onde os significados se superpõem, marcando ao mesmo tempo o ponto de equilíbrio e o infinito no círculo, que é o símbolo do centro do coração da vida de cada um de nós.

Astronomia Básica II


Tabela de conteúdo

 [esconder]

Introdução

A astronomia é unicamente, a ciência que estuda todo o universo, planetas, corpos celestes e todo o Universo, enfim. Estudaremos as lições da Lua, os Planetas e os Deuses, os Planetas, Signos e as Invenções que revolucionaram no mundo mágico da Astronomia. A Astronomia, apesar de não ter exatamente fundamentos tão mágicos, é uma matéria obrigatória em Hogwarts e em todas as outras Escolas de Magia e Bruxaria de todo o mundo.

Planetas e Deuses

Os planetas estão diretamente ligados com os deuses. Veja seus nomes descritos e os deuses interligados:
Mercúrio é o mensageiro alado dos deuses;
Vênus é a deusa do Amor e da Beleza;
Marte é o deus da guerra;
Júpiter é o pai dos deuses, Zeus;
Saturno é o deus dos camponeses;
Urano é o deus do céu;
Netuno é o deus do mar;
Plutão é o deus dos Infernos.

Mercúrio, Vênus, Terra e Marte

Como a Terra, Marte, Vênus e Mercúrio têm uma crosta sólida. Durante muito tempo imaginou-se que existia vida em Marte. Porém quando a nave espacial Viking foi enviada a Marte em 1976 mostrou não haver nenhum sinal de vida. Entretanto, sabe-se que há milhões de anos, havia água no planeta. As dúvidas sobre a existência ou não de vida em Marte existem até hoje, dividindo os que acreditam nessa existência ou não.
Mercúrio é árido e crivado de crateras, muito parecido com a Lua, mas um pouco maior que ela. Não tem atmosfera e os dias e as noites duram aproximadamente seis meses; os dias são tórridos e as noites glaciais. Ele dá a volta em torno do Sol muito rápido, por estar muito perto dele: 88 dias. Sua distância até o Sol é de 58 milhões de quilômetros, sua duração do dia (valor terrestre) é de 59 dias, e não tem nenhum satélite.
Vênus está coberto de nuvens muito espessas e muito brancas cujos vapores são mortais. É por causa deles que Vênus brilha tanto, dando claramente para vê-lo da Terra nas noites com o céu limpo. Ele também é um planeta muito quente e seu movimento de rotação é maior que o de translação. Vênus não tem nenhum satélite e leva 107 milhões de quilômetros até chegar ao Sol, seu dia dura 243 dias terrestres e seu ano dura 225 dias.
Marte é assim chamado porque suas rochas contêm ferro, que enferrujou e lhe dá essa cor. Ele é um pouco maior do que a Lua. Na sua superfície podem-se ver grandes vulcões e leitos de rios secos. Marte tem dois satélites e de Marte até o Sol são 225 milhões de quilômetros. Seu dia dura 24 ½ horas, quase a mesma coisa que a Terra e seu ano 687 dias.

Planetas de Gás e Gelo

Distantes do Sol, os restos dos planetas todos tem satélites, luas, e são leves e coloridos! Eles não tem uma crosta sólida e são mais ou menos bolas de gases. Porque eles têm cores tão bonitas? Por causa das longas camadas de nuvens que envolvem e dos ventos violentos que as fazem girar em turbilhões. Eles são cercados dos mais lindos anéis constituídos de poeira e pedregulhos cobertos de gelo em torno deles. O de Saturno, o mais bonito, é visível por um telescópio.
Veja e conheça-os:
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar e tem no seu centro um oceano de hidrogênio líquido e um miolo de rochas incandescentes, cuja temperatura é de 20.000 oC. A grande mancha vermelha de Júpiter é uma zona de tempestade, um enorme turbilhão de gases. De Júpiter até o sol leva nada mais nada menos de 778 milhões de quilômetros. A duração de seu dia é de 10 horas, seu ano dura 12 anos terrestres e ele tem 16 luas.
Urano na realidade, é azul-esverdeado e foi o primeiro planeta visto por um telescópio. A sonda Voyager 2 alcançou Urano em 1986. Urano foi descoberto em 1781, de Urano até o Sol demora 2.870 milhões de quilômetros, seu dia dura 17,2 horas, seu ano 84 anos terrestres e tem 15 satélites.
Netuno é cercado de nuvens de gás azul. A sonda Voyager 2 alcançou Netuno em 1989. A distância entre ele e o Sol é de 4.480 milhões de quilômetros, seu dia dura 16 horas e seu ano 165 anos terrestres. Ele tem 8 luas.
Plutão é um minúsculo mundo feito de gelo e rochas. Ele e Netuno foram descobertos através de cálculos. Plutão está tão longe e é tão pequeno que pouca coisa se sabe sobre ele. Sua distância até o Sol é demasiado grande: 5.900 milhões de quilômetros, só um dia seu são 6 ½ dias terrestres e seu ano são nada menos que 248 anos terrestres! Plutão tem como a Terra um único satélite, e sua lua chama-se Caronte.

A Lua

A Lua é o único satélite natural da Terra. Ela demora o mesmo tempo para dar a volta em si mesma (rotação), e a volta em torno da Terra (translação), que é 28 dias e 4 horas, o que faz a Lua ter 4 fases: a Lua Cheia, a Lua Minguante, a Lua Nova e a Lua Crescente. Mas por que ela muda? Se ela tivesse luz própria, certamente sempre a veríamos como uma lua cheia.
Às vezes, quando a Terra está bem alinhada entre a Lua cheia e o Sol, a Lua entra na sombra da Terra. Ela desaparece aos poucos e depois reaparece lentamente: é o que se chama de eclipse.
Antigamente, o único instrumento que existia para os povos antigos para olhar o céu eram os olhos. Até que o astrônomo Galileu Galilei inventou a luneta, um instrumento insignificante perto dos gigantescos telescópios de hoje. Então, esses povos observando por meio da luneta, descobriram os detalhes da superfície da Lua.

Os Signos

Os signos estão no meio de uma ligação com a Astronomia. Algumas constelações tem os nomes dos signos. Existem mapas estelares onde podem-se ver elas. Mas não podemos ver as mesmas constelações durante o ano, tempo em que a Terra leva para dar a volta em torno do Sol. De dia, as estrelas estão banhadas pela luz do Sol. De noite, quando não há luar nem nuvens, vemos milhares de estrelas a olho nu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário