QUADRIBOL - PARTE UM
As Principais Jogadas
Bludger Backbeat (Rebate Falso)
Uma jogada em que o batedor gira o bastão e rebate o balaço para trás em vez de para frente. É difícil executá-la com precisão, mas a manobra é excelente para confundir os adversários.
Dopplebeater Defense (Dupla-Defesa de Batedores)
Os dois batedores rebatem o balaço ao mesmo tempo para lhe imprimir maior impulso, produzindo um contra-ataque de grande impacto.
Double Eight Loop (Defesa de Oito Duplo)
Defesa de goleiro, em geral usada coontra o jogador que cobra uma penalidade, na qual o goleiro contorna os três aros do gol em alta velocidade para bloquear a goles.
Hawkshead Attacking Formation (Formação de Ataque Cabeça-de-Falcão)
Os artilheiros formam um V e voam juntos em direção às balizas. Esta formação intimida fortemente o time adversário e força os outros jogadores a se afastarem para os lados.
Parkin’s Pincer (Pinça de Parkin)
Recebe esse nome em homenagem à equipe original do Vagabundos de Wingtown, ao qual é atribuída a invenção desse movimento. Dois artilheiros assediam o artilheiro adversário, um de cada lado, enquanto um terceiro voa de frente diretamente contra ele ou ela.
Plumpton Pass (Passe de Plumpton)
Movimento de apanhador: uma guinda aparentemente displicente em que ele recolhe o pomo para dentro da manga. Seu nome é uma homenagem a Rodrigo Plumpton, apanhador do Tornado de Tutshill, que empregou tal movimento em sua famosa captura recorde do pomo em 1921. Embora alguns críticos digam que o movimento foi acidental, Plumpton afirmou até o dia de sua morte que agiu intencionalmente.
Porskoff Ploy (Ardil de Porskoff)
O artilheiro de posse da goles voa para o alto, levando os artilheiros adversários a acreditarem que ele está tentando se livrar deles para marcar, e então atira a goles para outro artilheiro do seu time que já está à sua espera para agarrá-la. É essencial uma perfeita sincronia de tempo. O nome da manobra é uma homenagem à artilheira russa Petrova Porskoff.
Reverse Pass (Passe de Revés)
Um artilheiro lança a goles por cima do ombro para um companheiro de time. É difícil acertar.
Sloth Grip Roll (Giro da Preguiça)
O jogador se pendura por baixo da vassoura, agarrando-se firmemente ao cabo com os pés e as mãos, para evitar um balaço.
Starfish and Stick (Pêndulo Estrela-do-Mar)
Defesa de goleiro em que ele segura a vassoura horizontalmente com uma das mãos, prende o pé no cabo e estica braços e pernas. A Estrela-do-Mar jamais deve ser tentada sem uma vassoura.
Transylvanian Tackle (Faz-que-Vai da Transilvânia)
Observado pela primeira vez na Copa Mundial de 1473, é a simulação de um soco direto no nariz. Desde que não haja contato o movimento não é ilegal, embora seja difícil evitá-lo quando os dois jogadores estão voando em alta velocidade.
Woollongong Shimmy
Aperfeiçoado pelos Guerreiros Woollongong da Austrália, esse shimmy é um movimento de ziguezague em alta velocidade, feito com intenção de desmontar o artilheiro adversário de sua vassoura.
Wronski Feint (Finta de Wronski)
O apanhador dispara em direção ao solo fingindo ter avistado o pomo lá embaixo, mas se recupera do mergulho antes de atingir o campo. O movimento visa a obrigar o apanhador adversário a imitá-lo e colidir com o chão. Seu nome é uma homenagem ao apanhador polonês Josef Wronski.
Bruxos que Revolucionaram o Quadribol
No começo, o Quadribol era apenas mais um jogo que surgia. Ao longo dos séculos, novas regras e novas coisas foram surgindo, formando o esporte mais popular no mundo dos bruxos. Aqui selecionamos os principais ícones e bruxos que ajudaram a fazer o Quadribol que é hoje.
Antes do Quadribol ser chamado de quadribol, era chamado de "jogo do brejo", por ser jogado por um grupo de bruxos montados em vassouras, no brejo de Queerditch. Eles usavam goles de couro e a arremessam pelos buracos das árvores;os balaços eram pedregulhos enfeitiçados e o pomo de ouro ainda não existia. Eram os primeiros dias do Quadribol.
O pomo de ouro surgiu de forma curiosa. Usavam, primeiro, um pássaro raro de nome pomorim, gordo e muito difícil de ser pego. A caça ao pomorim, muito ativa, foi extinta com a invenção do pomo de ouro, por Bowman Wright. Wright era um bom encantador de metais e se mergulhou na tarefa de criar uma bola que imitasse o comportamento do pomorim.
O bruxo Zacarias Mumps, em 1398, fez a primeira descrição completa do jogo de Quadribol. Ele começou por enfatizar a necessidade de estabelecer medidas antitrouxas durante a realização dos jogos.
Em 1620, Quíntio Umfraville escreveu um livro intitulado O nobre esporte dos bruxos, no qual havia um diagrama do campo do século XVII. Nele vemos o acréscimo do que chamamos de "pequena área" em cada uma das extremidades do campo.
As antigas goles não eram enfeitiçadas. Cada vez que os artilheiros não conseguiam agarrá-la, a bola caía sempre e eram obrigados a mergulhar toda vez. A bruxa Margarida Pennifold teve a idéia de enfeitiçar a bola, de modo que, quando caísse, a goles descesse lentamente em direção ao chão como se estivesse afundando em água, o que permitia que os artilheiros pudessem agarrá-la ainda no ar.
No passado, arbitrar partidas de quadribol era tarefa para bruxos e bruxas corajosos. Um árbitro de Norfolk, chamado Ciprião Youdle, faleceu num amistoso entre bruxos locais. O autor da maldição nunca foi apanhado, mas acredita-se que foi um espectador.
Rodrigo Plumpton jogou pela Inglaterra como apanhador vinte e duas vezes e detém pelo recorde britânico de captura mais rápida de um pomo em uma partida (três segundos e meio).
Fabricação de Vassouras
Como fabricar sua vassoura
Comece já e monte sua companhia de Vassouras
Monte sua própria vassoura e saiba que estará seguro com ela. Ou simplesmente monte uma Companhia de Vassouras com as dicas e informações deste livro.
Capítulo I
O que é preciso para montar uma vassoura:
Para começar a montar sua vassoura você irá precisar de certas coisas que, para dar segurança e confortabilidade a sua vassoura, precisam estar em perfeito estado.
Madeira
A madeira é essencial para montar sua vassoura, mas existem vários tipos de madeiras com várias qualidades e defeitos, a madeira utilizada para fabricar vassouras geralmente é a mesma que se utiliza para fabricar violões. Aqui está três tipos de madeiras para você escolher a que melhor lhe agrada.
Jacarandá: (encontrado na Bahia) essa madeira por ser muito leve ganha altura e velocidade rapidamente, mas não pode carregar cargas muito mais pesadas que 140kg.
Cedro: carrega cargas de até 500kg, mas demora mais para ganhar velocidade e altura.
Ébano: carrega cargas de até 300kg, ganha altura e velocidade mais fácil que o Cedro, mas não é muito durável.
Caso não queira nenhuma dessas, pode escolher algum outro tipo de madeira, mas dê preferencia à madeiras do mesmo tipo da que se usa para violões.
Varinha
A varinha é necessária para realizar os feitiços amortecedor, de velocidade, etc. Não há preferencias de varinhas, a única exigência é que a varinha esteja em ótimo estado, ou você poderá desde perder a direção, bater e cair até ficar com hemorróidas.
Um kit de ingredientes para poção
Sim, um kit para poção, essa poção irá no interior de sua vassoura, é ela que faz a vassoura mágica. O kit deve conter:
1 caldeirão: para preparar a poção, obviamente.
Um medidor mágico: para medir a temperatura do fogo.
Um fogo mágico: para aquecer a poção.
Um filtro mágico para poção: para retirar sólidos da poção.
1 folha de Kirmy: É uma planta de cor verde clara, bastante forte e com uma audição muito poderosa. Essa planta tem o efeito de fazer a vassoura entender os comandos (ex.: suba) ou de saber quando seu piloto está em apuros
3 Cumaris inteiros: deixa sua vassoura mais perspicaz, entre outras coisas.
20g Urtigas: para aquele ar de perigo a sua vassoura, entre outras coisas Um pelo, pena ou couro de um animal mágico (a escolha): Esse ingrediente vai determinar a "personalidade" da vassoura. Ex.: a firebolt utiliza de pena de fênix, por isso, além da madeira, ela é resistente, rápida e cara, pois é difícil conseguir que um monte de fênix doem penas. Obs.: O animal deve permitir que você colha o ingrediente, mesmo que ele esteja morto, você deve pedir permissão antes de recolher o ingrediente (claro que não precisa esperar a resposta do animal morto!!!).
Palha
Claro que não podia faltar a palha, obviamente, a palha é sintética para não espetar. A palha é que dará o efeito aerodinâmico à vassoura.
Aço ou Alumínio mágico
Está achando estranho esse material não é? Pois não ache, ele é que irá dar acabamento a ligação da palha ao cabo da vassoura.
Capítulo II
Preparando a poção
Coloque o caldeirão no fogo à 300º bruxos.
Acrescente 300ml de água ao caldeirão. Espere ferver e coloque 20g de Urtigas moídas, deixe ferver durante 1 hora. Depois filtre o liquido e retire qualquer vestígio das urtigas. O liquido deve ficar com uma cor verde escura, e a poção deve parecer meio pastosa, coloque de novo o liquido ao caldeirão a 300º.
Coloque 1 cumari inteiro a cada 2 minutos e mexa a poção com a varinha. A poção vai ficar verde avermelhado tão escuro que não vai dar para ver o fundo do caldeirão.
Tire a poção do fogo, e jogue de longe o artigo do animal que escolheu, você vai ouvir o barulho de uma pequena explosão, provavelmente uma fumaça vai sair e a poção vai mudar para a cor dourada, não importa qual for o artigo, mas só isso que pode acontecer.
Agora leve a poção de volta ao fogo a 50º somente acrescente 1 folha de Kirmy, mexa bem devagar no sentido horário, e deixe-a poção lá enquanto não for ser usada, para não esfriar. Quando for usar, filtre a poção novamente.
Capítulo III
Preparando a Madeira
Pegue a madeira que escolheu e realize o feitiço de corte: Diffendo e corte-a de forma que ela fique igual a um cabo de vassoura normal.
Agora, use o mesmo feitiço e corte o cabo ao meio, e faça um canal no meio dele, de forma que quando fechar fique um cano oco no meio da vassoura.
Pegue a poção ainda quente e despeje 200ml no canalzinho. Espere a poção esfriar, ela vai virar uma pasta vermelha dourada vai e grudar na madeira, caso isso não ocorra você deverá refazer a poção.
Depois junte os dois pedaços do cabo e realize o feitiço reparo: o cabo deve ficar inteiro.
Pronto o cabo de sua vassoura está pronto.
Você pode utilizar o alumínio ou aço mágico para fazer algum detalhe na ponta da vassoura.
Capítulo IV
Preparando a Palha
Agora você vai pegar a palha artificial vai mergulha-la em água fervente e deixar 2 minutos.
Quando retirar a palha, repare que ela está mais maleável e mais junta, isso será útil para deixa-la no formato que queremos.
Pegue a palha úmida e torça-a até ficar em formato aerodinamico, meio triangular...
Assim ela estará aerodinâmica e contribuirá para o desempenho de sua vassoura. Pegue o cabo da vassoura e coloque a ponta dele dentro da palha.
Use agora um feitiço secante, e seque por completo a palha, note que como a palha é sintética, após o processo de ferver e secar, ela junta e fica grudada umas com as outras e com o cabo.
Capítulo V
Dando um Efeito na Vassoura
Agora pegue o alumínio ou aço mágico, e faça o acabamento da palha com o cabo da vassoura.
Enfeite, faça o acabamento como quiser, seja criativo. Esse detalhe irá deixar sua vassoura com um efeito legal e também fixará melhor a palha (e caso escorregue no cabo e bata na palha não irá se machucar).
Use de feitiços para fazer o acabamento, senão você pode se machucar. Para cortar, use um feitiço de corte como o Diffendo. Tanto alumínio quanto o aço mágico basta ordenar-lhes para eles se fixarem em algum lugar.
Você também pode colorir o cabo da vassoura com um feitiço de cor ou com uma tinta mágica própria para vassouras.
Capítulo VI
O Conforto de sua Vassoura.
Que legal minha vassoura já está pronta!
Não, ela não está. Se você não notou, de uma voltinha nela. Ela está um pouco desconfortável não é?
Então o que está faltando nela é um feitiço amortecedor!!!! Pegue sua varinha, mais uma vez ela vai entrar em ação. Lance o feitiço mortifencius na vassoura, você pode também acrescentar intensidade no feitiço, é só falar um numero antes do feitiço ser pronunciado. Com esse feitiço vai aparecer uma almofada invisível no cabo de sua vassoura, dependendo do numero que fales a almofada vai ser maior.
E dependendo do tamanho da almofada, ela vai dar um efeito especial ao cabo de sua vassoura.
Capítulo VII
Testando, 1, 2, 3...
Vamos a parte mais divertida e muitas vezes catastrófica de montar uma vassoura: vamos testá-la.
Para quem pensa que testar uma vassoura é só montar nela e sair voando está enganado.
Você tem de primeiro verificar o feitiço que acabamos de fazer, o amortecedor. Você tem que ver se a almofada na intensidade conjurada ficou em bom estado, porque as vezes a intensidade não é compatível com a madeira. Esse feitiço não se revela com o Apareciun, então dois professores (Robert Wander e Elanor Wander) criaram o feitiço Elror.
Aponte sua varinha para o cabo da vassoura e fale: Elror, esse é o feitiço que revela a almofada invisível. Quando a almofada aparecer é só ver se ela não está corroída, envelhecida, ou com uma aparência velha. Se estiver em algum desses estados anteriores, você terá que lançar outro feitiço amortecedor de outra intensidade. (ao lançar outro feitiço amortecedor o antigo desaparece automaticamente.)
Agora, fique do lado de sua vassoura, estenda a mão acima dela e diga: suba. Se a vassoura subir sem problemas. Se ela não subir, peça para mais pessoas tentarem convence-la a subir, caso ela não suba de qualquer jeito, aí meu amigo você está literalmente ferrado e com uma trabalheira enorme. Você terá de desmontar a vassoura, reabrir o cabo dela, limpar o interior, e fazer outra poção, e verificar se a planta Kirmy está em bom estado, e foi bem preparada.
Muito bem, continuando o teste. Agora monte na vassoura e voe, voe e voe. Vire para a esquerda, para a direita, faça manobras, acelere e pare. Se não tiver problemas, sua vassoura estará em ótimo estado.
Capítulo VIII
A vassoura está pronta
Agora sim sua vassoura está pronta. Também depois de preparar a poção, fazer o cabo, colocar a palha, fazer o acabamento, pintar, amortecer, testar, ufa, já estava na hora.
Bom, está na hora de dar uma voltinha nela né?
Claro se você ainda estiver com energia!!!
Você pode, agora, montar uma Companhia de Vassouras, é claro, que você terá de contratar chefes em poções, bruxos marceneiros, bruxos para lançar feitiços amortecedores da mesma intensidade, enfim uma infinidade de empregados, mas não se esqueça de que se sua Companhia tiver um bom projeto para boas vassouras com ótimas combinações de feitços, madeiras e palha, você poderá pagar quantos empregados quiser. E não basta só saber montar vassouras tem também que saber como administrar uma empresa desse escalão.
Curiosidades
O bruxo Elliot Smwthwyck, em 1820, inventou o feitiço amortecedor, que contribuiu para que as vassouras sejam. Boatos dizem que esse bruxo sofria de hemorróidas por causa das vassouras antes dessa brilhante invenção.
O feitiço Elror, foi inventado pelos professores Robert e Elanor Wander (casados).
Eles o inventaram porque acharam que a vassoura deles estava muito desconfortável, e queriam checar o feitiço amortecedor. Quando fizeram isso descobriram que a vassoura deles não tinha esse feitiço amortecedor, reclamaram e conseguiram que a fábrica consertasse a vassoura e de quebra lhe dessem uma outra vassoura novinha em folha.
O feitiço foi nomeado pela Elanor quando estava a beira da morte, Robert atendeu o pedido dela, e a única coisa que se sabe do nome é que é a junção de Elanor com Robert. O "r" no fim ninguém sabe, só existem boatos, e o mais forte deles é que Elanor andou "pulando a cerca" com um aluno que se chamava Ray. As datas do feitiço são desconhecidas.
Em 1901, o bruxo Gladis Bootby, que por acaso tocava muito bem violão, teve a brilhante idéia de fabricar uma vassoura com a mesma madeira que geralmente é usada nos violões (jacarandá) e daí surgiu a primeira vassoura de corrida a Moontrimer. Depois começaram a usar de outras madeiras também utilizadas para fabricar violões, mas por um bom tempo só foi usado o jacarandá.
Fundamentos do Quadribol
A História do Quadribol
Nas antigas crônicas de Hogwarts, encontra-se registrado como surgiu o esporte oficial do mundo bruxo, o Quadribol. Contaremos um pouco do que lá está escrito...
A criação do Quadribol remonta da criação da vassoura como meio de transporte. Um bruxo chamado Astor Utterson, criador de dragões, ficou encantado com a nova invenção. Sentindo falta de um esporte para os bruxos, e dispondo de algum tempo livre, do trato com os dragões, imaginou que poderia criar um novo esporte que utilizasse o novo invento.
Em sua juventude, sendo filho de trouxas, praticava regularmente várias modalidades esportivas. Queria juntar em apenas um esporte suas modalidades preferidas.
Vendo na vassoura um grande aliado, pelas possibilidades que oferecia, imaginou uma modalidade que as reunisse, criando assim, os rudimentos do que hoje é conhecido como Quadribol.
Ao longo dos anos, o jogo evoluiu, onde foram introduzidas regras, e novos apetrechos mágicos, o que possibilita uma maior vibração e interesse por parte de seus integrante e apreciadores.
Com a criação da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, ele foi escolhido como esporte oficial da mesma.
Neste livro, iremos falar do Quadribol, tal qual ele é jogado hoje.
Regras do Jogo
1)O campo
Uma longa quadra ao ar livre. Em cada ponta há 3 aros, chamados Balizas, que têm 15 metros de altura.
2)As bolas
São quatro, de três tipos diferentes:
A Goles – Uma bola vermelha, do tamanho de uma bola de futebol, que deve ser colocada nos aros localizados nas extremidades do campo.
Os Balaços – São dois. Duas bolas pretas, que são lançadas contra os jogadores adversários.
O Pomo de Ouro – A bola mais importante do jogo. É do tamanho de uma noz, dotada de asas, muito veloz, muito difícil de ser capturada.
3)Os jogadores
São Sete no total
Um Apanhador – Sua função é capturar o Pomo de Ouro. Geralmente são de constituição pequena, e velozes com a vassoura.
Um Goleiro – Sua função é defender as Balizas do seu time. Deve ser bem atento, para não deixar a Goles passar por ele.
Dois Batedores – Sua função é rebater os Balaços, para que os mesmos não atinjam os jogadores do seu time.
Três Artilheiros – Sua função é colocar a Goles nas Balizas adversárias, marcando pontos para o seu time.
4)Pontuação
A cada vez que a Goles entra nas Balizas, o time ganha dez pontos. A captura do Pomo corresponde a 150 pontos, sendo a mesma quem define o fim da partida.
5)Faltas
Existem 700 maneiras de cometer faltas no Quadribol e todas elas ocorreram na Copa Mundial em 1473. Na maioria das vezes, os apanhadores são os mais prejudicados, devido à sua função, e por serem, geralmente, menores que os outros jogadores.
Vassoura utilizadas no Quadribol
Como o Quadribol é um esporte muito popular, todos os tipos de vassoura podem ser utilizadas para joga-lo, porém, os times que jogam profissionalmente, ou os times de colégio utilizam vassouras mais sofisticadas.
As mais utilizadas são:
Firebolt - A vassoura mais ágil e veloz que existe, ela só é usada nas Copas Mundiais e por Harry Potter, o antigo apanhador da Grifinória, em Hogwarts.
Nimbus 2000 – Conhecida por sua leveza e velocidade, foi a primeira vassoura do grande Harry Potter.
Nimbus 2001 – Muito mais veloz que sua antecessora, a Nimbus 2000.
Cleansweep – É a mais utilizada nos times de escolas de magia e bruxaria, já estando um pouco ultrapassada.
Comet 260 - É a mais usada nas primeiras aulas de vôo, por ser mais fácil de manejar. Agora, não é muito vendida porque é muito lenta se comparada com as outras. É uma das vassouras mais antigas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário