quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Animais Mágicos

Bestiário Mágico
Você acaba de entrar no Bestiário do Mundo Mágico. Mantenha seus braços e pernas dentro da carruagem o tempo todo, fique em silêncio e não faça nada a não ser que um especialista sugira! E, por favor, não alimente nem vire alimento dessas criaturas.

ACROMÂNTULA
É uma aranha gigantesca com oito olhos sombrios que te perseguem por todos os lugares. Consegue falar com os humanos e é nativa das matas de Bornéu e a envergadura de suas perna pode chegar a quatro metros e meio! Por isso ela prefere as presas maiores, às quais ela mata com a secreção venenosa de sua pinça. Depois de matá-la, ela entrega a presa aos seus pouco mais de 500 filhos. Harry e Rony tiveram a infelicidade de encontrar uma dessas aranhas na Floresta Proibida, para, enfim, descobrir se Hagrid havia mesmo aberto a Câmara Secreta. Mas houve um efeito retardatário, e Aragogue quase ofereceu os dois como comida para seus filhos.

BASILISCO
A supercobra pode destruir qualquer um com seus olhos amarelos petrificantes. Em Harry Potter e a Câmara Secreta, petrificou, além de Hermione, Colin Creevey, Madame Nor-r-a, Nick Quase-Sem-Cabeça e Justino Finch-Fletcher.
  Ela pode atingir até 15 metros de comprimento, e nasce de um ovo de uma cobra chocado por uma rã. Suas presas são extremamente venenosas, mas, como dito antes, sua maior arma são os olhos. Os basiliscos só podem ser controlados por ofidioglotas, ou seja, aqueles que falam a língua das cobras.

CENTAUROS
Têm cabeça, tronco e braços de humano, mas, a partir da cintura, têm corpo de cavalo, com cascos que trotam incessantemente por todo o lado. Os centauros são tão inteligentes que nem deveriam ser chamados de animais, como são definidos pelo Ministério da Magia. Entendem tudo de adivinhação que um dos centauros, em Harry Potter e a Ordem da Fênix, após a demissão de Sibila Trelawney, chamado Firenze, foi dar aula de adivinhação em Hogwarts. Além disso, entendem tudo do manejo de arco e flecha, astronomia e cura pela magia. São muito desconfiados, tanto dos bruxos quanto dos trouxas.
  Também tem um pavio muito curto, tanto que em Harry Potter e a Ordem da Fênix, sequestram Dolores Umbridge pela restrição do território deles na Floresta Proibida.

CÉRBERO
É um cachorro de três cabeças que tomava conta do alçapão que escondia o caminho para Câmara da Pedra Filosofal. Na Mitologia Grega, cérbero guardava os portões do inferno, e era como um "bichinho de estimação" de Hades.
  Fofo era o responsável pela guarda da Câmara da Pedra Filosofal, e era o segundo "cachorrinho" de Hagrid. Quando ele não conseguiu realizar sua tarefa, foi banido para a Floresta Proibida.

DIABRETES
Tudo bem que Gilderoy Lochart era um canastrão, um mentiroso e um ladrão, mas essas criaturinhas  da Cornuália deixam qualquer um maluco. Azuis e com cerca de 20 centímetros de altura, eles são os reis das brincadeiras de mau gosto. Adoram puxar os humanos pelas orelhas e levá-los a lugares altos, como prédios e árvores. Em Harry Potter e a Câmara Secreta, Lockhart soltou os Diabretes na sala de aula e deixou todo o peso em cima de Harry, Hermione e Rony. Eles quase destruíram a sala de aula de Defesa Contra as Artes das Trevas, e ainda por cima, deixaram Neville Longbottom preso no lustre!

DRAGÕES
Quem nunca ouviu falar deles? No mundo mágico, o couro, o coração e o fígado dos dragões têm propriedades mágicas, mas a venda de seus ovos é terminantemente proibida pelo Ministério da Magia - será que Hagrid esqueceu desse detalhe? As fêmeas são maiores e mais agressivas que os machos, e este foi um detalhe muito importante para a descoberta de que Norberto na verdade é fêmea e mudou seu nome para Norberta. Carlinhos Weasley conta a Hagrid esse fato no casamento de Gui e Fleur, no 7º livro da série, Harry Potter e as Relíquias da Morte. Entre as espécies de dragões de sangue-puro, estão o Olho-de-Opala, da Nova Zelândia; O Dorso Cristado Norueguês, cnhecido como Norberto. Além desses ainda existem o Meteoro-Chinês, o Verde-Galês, o Rabo-Córneo Húngaro e o Focinho-Curto Sueco, esse usados na primeira tarefa do Torneio Tribruxo, em Harry Potter e o Cálice de Fogo.

ELFO
Quem pode se esquecer de Dobby, o atrapalhado elfo doméstico que, ao querer proteger Harry, o coloca nas mais perigosas situações? E também de Monstro, o elfo carrancudo da família Black? O amor de Hermione é tanto pela libertação dos elfos (ou por qualquer criatura mágica - centauros) que ela cria uma associação denominada F. A. L. E. (Fundo de Apoio à Libertação dos Elfos). A partir daí, ela distribui peças de roupas para todos os elfos domésticos que encontra. Afinal, os amos só tem que dar uma peça de roupa para os elfos para que eles sejam libertados.

ESFINGE
Com cabeça de gente e corpo de leão, a mais enigmática das estátuas ainda permanece no Egito, construída próxima às grandes pirâmides há cerca de 2500 anos. Segundo a mitologia grega, a esfinge ficava no meio der uma estrada esperando por viajantes. Aqueles que chegavam até ela tinham de responder à uma pergunta e acertar, ao contrário seriam comidos vivos.
  Harry teve o prazer de passar por essa anfitriã casca-grossa na terceira tarefa do Torneio Tribruxo - o Labirinto - no livro Harry Potter e o Cálice de Fogo.





FADAS MORDENTES
Também conhecida conmo Doxy, essa minicriatura tem forma humana, mas é coberta de pêlos grossos e tem dois pares de pernas e braços. Suas asas são grossas como as dos besouros e ela tem duas fileiras de dentes afiados e venenosos. A fada mordente ou Doxy pode ser enocontrada no Norte da Europa e da América.
  No jogo Harry Potter e a Câmara Secreta e Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry, Rony e Hermione têm de enfrentar vários ninhos de Doxy





FÊNIX
É um passáro magnífico, lindo, do tamanho de um cisne, com sua plumas vermelhas e douradas reluzindo ao sol e suas garras fortes e douradas. Em Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry vai até a sala de Dumbledores para conversar com ele sobre os ataques em massa que estão petrificando os alunos e encontra Fawkes, a fênix de Dumbledore. Quando Harry vai até ela, ela pega fogo e ele acha que foi sua culpa ela ter pegado fogo.
  Mas as fênix pegam fogo quando estão em uma idade mais avançada e logo depois renascem das cinzas, como um lindo bebezinho ainda coberto pelas cinzas negras.
  Na Câmara Secreta, Fawkes ainda se mostra muito forte, lutando com o Basilisco e, além disso, suas lágrimas têm propriedades mágicas, pois podem curar os ferimentos mais graves.

GNOMO
O negócio dessas criaturinhas que fazem parte do folclore de vários países europeus é guardar mina e tesouros. Dizem que os gnomos também estão presentes nas flores e êm a capacidade de falar com os animais. Em Harry Potter e a Câmara Secreta, eles não passam de pragas no jardim da família Weasley. Emsua temporada na casa dos Weasley, como o resto das férias de verão, Harry aprende a fazer a desgnomização, ou seja, girar os pobres gnomos bem alto e arremessá-los para fora da cerca.
  Nos jogos Harry Potter, do ano 1 ao ano 3, eles também aparecem muito, e você deve lançar o Flipendo para atordoá-los e, enfim, jogá-los em suas casas, ou eles podem roubar todo o seu estoque de feijõezinhos de todos os sabores.

GRINDYLOW
Os "demônios da água" têm chifres e pele verde-clara e puxam para dentro da água quem passar na margem dos lagos onde moram. Em Hogwarts, são encontrados no Lago Negro, e o professor Remo Lupin levou um deles dentro de um aquário retangular em sua primeira aula de Defesa Contra as Artes das Trevas.
  São famosos em lendas de Yorkshire, uma região da Inglaterra. Somente os sereianos (outra criatura mágica) podem domesticá-los. Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, os 4 campeões enfrentam essas criaturas na 2ª tarefa do Torneio Tribruxo.

HIPOGRIFO
O bichão, que tem corpo de cavalo e cabeça e asas de águia, surgiu em lendas da Índia, onde era considerado nobre, forte e corajoso. Ele só pode ser domesticado por peritos e é muito importante mater contato visual com ele e fazer reverências, demonstrando ter boas intenções. Hagrid ensina tudo isso em sua primeira aula do Trato das Criaturas Mágicas, em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban. Por ferir um aluno - Draco Malfoy -, Bicuço - o nome do hipogrifo de Hagrid - é condenado à morte por Lúcio Malfoy - pai de Draco -, mas Harry e Hermione voltam no tempo com o Vira-Tempo - um objeto que faz você voltar no tempo, presente de Minerva McGonagall para Hermione - e impedem a execução.

LEPRECHAUNS
As mascotes do time de quadribol da Irlanda são uma espécie de Duende Verde, cuja altura não passa de um metro e meio. São mais inteligentes que as fadas e não tão maliciosos quanto os diabretes e as fadas mordentes ou doxys. Os leprechauns são capazes de falar e produzem uma substância que parece ouro, mas que desaparece horas depois que algum trouxa - nos dois sentidos - acha que ficou rico, o que lhes garente grande divertimento.
  Em Harry Potter e o Cálice de Fogo, o time da Irlanda faz aparecer um leprechaun gigante no céu, na Copa Mundial de Quadribol, que começa a dançar sem parar, para caracterizar o time.

TESTRÁLIOS
Fazem parte de uma das raças de cavalos alados e têm cara de dragão e pescoço e corpo esquelético de cavalo. São atraídos pelo cheiro de sangue e morte e são considerados mau agouro, já que só podem ser vistos por quem já presenciou a morte. Eles aparecem em Harry Potter e a Ordem da Fênix e em Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1.

SEREIANOS
Parecem sereias, mas são muito feios. Têm pele  cinzenta e cabelos verdes longos e desgranhados, olhos e dentes amarelos e rabo de peixe. Seus hábitos, assim como os dos centaruos, permanecem um mistério, mas sabe-se que vivem em cavernas de pedra que se assemelham a cidades. Os campeões do Torneio Tibruxo tiveram de enfrentá-los na 2ª tarefa, em Harry Potter e o Cálice de Fogo.

TRASGO
Esse gigante fedido e de pouca inteligência aparece em lendas escandinavas. De acordo com elas, os monstrões vivem nas masmorras dos castelos e saem à noite para assustar as pessoas. Eles podem atingir mais de três metros e meio de altura e pesar mais de uma tonelada. Um trasgo é facilmente derrotado quanto está de dia, pois um raio de sol pode transformá-lo em pedra. Esse foi um dos primeiros desafios enfrentados por Harry, pois ele e Rony tiveram que salvar Hermione de um trasgo que havia saído das masmorras e havia entrado no banheiro feminino, onde Hermione estava, em Harry Potter e as Pedra Filosofal.


UNICÓRNIO
Quando nascem, esses animais de rara veleza são douradose, à medida que crescem, sua pelagem fica branca e eles ganham um chifre. O unicórnio é encontrado nas florestas do Norte da Europa e seu pelo, chifre e sangue têm propriedades mágicas.
  No primeiro ano de Harry em Hogwarts, ele encontra o unicórnio morto na Floresta Proibida, junto com Draco Malfoy e Canino, o cachorro fiel de Hagrid, e também encontra Voldemort - ainda enfraquecido 0- bebendo o sangue do unicórnio.

TRONQUILHOS
Apresentados pela professora Grubbly-Plank na aula de Trato das Criaturas Mágicas, são criaturas em forma de tronco de no máximo vinte centímetros de altura. Eles podem ser encontrados na Inglaterra, Alemanha e Escandinávia e são os guardiões das árvores, especialmente daquelas usadas na confecção de varinhas mágicas. Dizem que usam seus dedos longos e afiados para furar os olhos dos lenhadores.
  No jogo Harry Potter e a Câmara Secreta, eles aparecem no desafio do feitiço Difendo, e você tem de usar este feitiõ para cortá-los ao meio e, então, conseguir a casca de Wiggentree.



VEELAS
As mascotes do time de quadribol da Bulgária são belas mulheres com cabelos louro-prateados que deixam os homens hipnotizados com sua dança sensual. Elas são capazes de jogar bolas de fogo e, quando zangadas, assemelham-se a passáros, com longas asas. Fleur Delacour e todas as meninas da escola de Beauxbatons, que participou do Torneio Tribruxo, são parte veela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário