sábado, 23 de julho de 2011

Quadribol - Parte III

QUADRIBOL - PARTE TRÊS

O Quadribol

A evolução do Quadribol com o passar dos anos

Com o passar dos anos o quadribol evoluiu muito. O também chamado jogo do brejo de Quidditch, foi inventado por alguns moradores deste brejo. No início, o quadribol tinha apenas uma das quatro bolas atuais, a goles. A goles era no início semelhante a uma bexiga de porco. Os aros também não existiam, eram apenas toras de madeira, e o gol acontecia quando a goles passava por cima destas toras.
Após alguns anos foram criados espécies de balaços. Chamados de pedraços, os balaços eram grandes pedras, enfeitiçadas para perseguir os jogadores. Com a invenção dos "pedraços", a posição de batedor também foi criada, com o objetivo de proteger os jogadores dos pedraços.
Em um certo jogo de quadribol no brejo de quidditch, um homem do Ministério da Mágia foi assistir o jogo, e levou consigo, uma gaiola com um passarinho, um pomorim dourado, e quando o jogo iniciou, ele soltou o pomorim e disse que quem o capturasse ganharia 150 galeões. Como era de se esperar, não houve jogo algum, pois todos os jogadores saíram atrás do pomorim dourado, mas nenhum deles o capturou, pois o pomorim voou para muito além dos limites do campo. Assim era o antigo pomo-de-ouro. Assim houve a criação da posição mais importante do quadribol, a posição de apanhador.
Então em todos os jogos de quadribol havia um pomorim, que quando capturado, decretava-se o final da partida e o time que o capturasse ganhava 150 pontos, em homenagem a recompensa de 150 galeões. Com o passar do tempo, o pomorim dourado, foi se extinguindo, até que ele entrou em extinção, sendo proibida a sua captura. Então, foi criado o atual pomo-de-ouro, que imitou as características do pomorim dourado. Com a criação do atual pomo-de-ouro, aconteceram algumas mudanças no quadribol.
O pomo-de-ouro, foi enfeitiçado para não sair dos limites do campo, a goles, foi enfeitiçada para que quando ela caísse, ela flutuasse, facilitando aos artilheiros para que eles recuperassem a bola, e também foi enfeitiçada com uma espécie de feitiço antiderrapante, que facilitava aos artilheiros a posse de bola, os pedraços se transformaram nos balaços atuais, e em cima das toras de madeira foram colocados aros. No quadribol, os balaços são enfeitiçados para não discriminarem os jogadores, e atacarem ao mais próximo. O pomo-de-ouro é enfeitiçado para fugir dos apanhadores, e também para não seguirem jogadores de um certo time.

A popularização do Quadribol nos continentes

Europa
O quadribol, se firmou na Europa apartir do século XIV, quando foi criada a liga de quadribol dos times da Irlanda e da Inglaterra, e quando iniciaram os campeonatos europeus, onde se destaca também a Noruega, país do Braseck Meloves, vencedor de 17 taças européias, que sempre abria vasta vantagem no placar com seu artilheiro Dhuwilliaman Grodas, maior artilheiro do quadribol europeu de todos os tempos. Na Europa se destacam também o apanhador Josef Wronski, que sem dúvida foi o mais criativo do mundo, como exemplo de sua criatividade podemos citar a finta de Wronski, e também o apanhador Rodrigo Plumpton, do Tutshill Tornados, que possui o recorde de captura mais rápida do pomo-de-ouro em uma partida (3 segundos e meio contra o Caerphilly Catapults).
Oceania
Na Oceânia o quadribol se popularizou pela facilidade de construir campos seguros, pois lá existem muitos desertos. Na Oceânia, podemos destacar o Tasmanian Terrors, que possuíam excelentes batedores, como exemplo Mark Walber, que sempre que jogava, tirava de campo o apanhador adversário.
África
O quadribol se popularizou na África devido a vassoura, que foi inventada na África. Embora o quadribol não seja tão popular como na Europa, a África tem times muito fortes como o Patonga Proudsticks, de Uganda, time onde jogam seis dos sete jogadores da seleção de Uganda. Como outros exemplos de times, podemos citar o Tchamba Charmers de Togo, mestres do passe invertido(passe spring), e o Sumbawanga Sunrays, da Tanzânia, um tim conhecido pela sua excepcional formação em loop(loop formation).
América do Norte
O quadribol chegou ao continente norte-americano no início do século XVII, embora tenha se firmado lentamente ali em virtude do forte sentimento antibruxo infelizmente importado da Europa ao mesmo tempo que o jogo. Hoje, o Canadá é o pais que mais contribui com o quadribol. Possui dois dos melhores times do mundo, o Belmore Flares, que é conhecido por sua formação cabeça de falcão(Hawkshead Attacking Formation), e o Springrade Montgomery, conhecido pela sua forte defesa, os EUA não possuem grandes times de quadribol devido a popularidade do Trancabola.
América do Sul
O quadribol é jogado em toda a América do Sul, embora como acontece nos EUA precisa competir com o popular trancabola. Apesar da Argentina e o Brasil terem chegado as quartas-de-final da última copa mundial de quadribol, sem dúvida a nação mis forte é o Peru, país do Machu-Pichu Flyers, vencedor da copa sul-americana 11 vezes. Também podemos destacar na América do Sul o time brasileiro Kapyxabas Karyokas, vencedor da copa sul-americana por 7 vezes, time do melhor goleiro que o quadribol já viu, Abcinto Scaparelli, que possui o recorde de 19 partidas sem levar gol.
Ásia
O quadribol jamais atingiu grande popularidade na Ásia, pois as vassouras são raras no oriente devido ao grande uso dos tapetes voadores. Essa regra é apenas uma exceção para a Coréia do Norte, país do Futoka Jinfred, vencedor durante 6 anos seguidos da taça asiática de quadribol, e para o Japão, país do Makabiki Deferynbo, o maior vencedor da taça asiática, 23 vezes.

A evolução da vassoura

Até os princípios do século XIX, o quadribol era jogado em vassouras comuns de qualidade variável. Tais vassouras representavam um enorme progresso com relação às suas antecessoras medievais; a invenção do feitiço amortecedor por Elliot Smenthwyck, em 1820, contribuiu muito para tornar as vassouras mais confortáveis. Mas, de um modo geral, as vassouras do século XIX não tinham potência para atingir grandes velocidades, e, em altitudes elevadas, eram difíceis para ser controladas. Além disso, na maioria das vezes, as vassouras eram feitas artesanalmente pelos bruxos, e apesar de serem muito bem acabadas, sua qualidade não era nem um pouco semelhante ao acabamento.
Um bom exemplo é a Oakshaft 79, criada em 1879, pelo vassoureiro Elias Grimstone, a Oakshaft é uma bela peça, com um grosso cabo de carvalho, projetada para grande autonomia de vôo e resistência aos ventos de altidudes grandes. Na atualidade a Oakshaft é uma vassoura de época muito apreciada, mas as tentativas de usá-la para jogar quadribol não foram bem sucessidas, pois ela era muito pesada nas curvas de alta velocidade.
A Moontrimer, criada em 1901 pelo vassoureiro Gladis Boothby, representou um salto de qualidade na construção de vassouras e, por algum tempo, houve uma grande demanda dessas peças finas com cabos de freixo. A principal vantagem da Moontrimer sobre outras era sua capacidade de atingir altitudes mais elevadas do que as existentes (e permanecer controlável a tais altitudes.) Gladis Boothby, porém, não teve capacidade de produzir Moontrimers na quantidade exigida pelos jogadores de quadribol.
O lançamento de uma nova vassoura, a Silver Arrow, chegou em boa hora e foi a verdadeira percussora da vassoura de corrida, alcançando velocidades muito maiores do que a Moontrimer ou a Oakshaft (até 112 km/k com o vento de cauda), mas, como as anteriores, foi trabalho de um único bruxo (Leonardo Jewkes) e a demanda novamente ultrapassou a produção.
A solução surgiu em 1926 quando os irmãos Roberto, Guilherme e Barnabé Ollerton criaram a Companhia de Vassouras Cleansweep. O primeiro modelo de vassoura fabricada pela Cleansweep foi a Cleansweeo One, sendo produzida em uma quantidade jamais vista, e sendo comercializada como uma vassoura para o uso especialmente esportiva. Assim a Cleansweep, rapidamente tornou-se a vassoura usada por todos os times de quadribol do país.
Os irmãos Ollerton, porém, não continuaram a dominar o mercado de vassouras de corrida por muito tempo. Em 1929, uma segunda companhia de vassouras foi criada pelos jogadores do Falcões de Falmouthh, Randolfo Keitch e Basílio Horton, a Companhia de Comércio Comet. A preimeira vassoura dessa Companhia foi a Comet 140, por ter sido esse o número de vassouras testadas antes de serem lançadas. O feitiço de Freagem patenteado pelos dois jogadores, diminuiu a possibilidade dos jogadores de quadribol fazerem lançamentos além das balizas ou voar fora dos limites do campo, e, em consequência, a Comet se tornou a vassoura preferida de muitos times irlandeses e britânicos.
Quando a concorrência entre a Cleansweep e a Comet se tornou mais intensa, acentuada pelo lançamento das Cleansweeps Two e Three, mais aperfeiçoadas, respectivamente em 1934 e 1937, e a Comet 180 em 1938, outros fabricantes de vassouras foram surgindo por toda a Europa.
A Tinderblast foi lançada no mercado em 1940. Produzida por uma companhia na Floresta Negra, a Ellerby e Spudmore, a Tinderblast é uma vassoura de exepcional flexibilidade, embora jamais tenha atingido as velocidades superiores das Comets e Cleansweeps. Em 1952, a Ellerby e Spudmore lançou um novo modelo, a Swiftstick. Mais veloz do que a Tinderblast, a Swiftstick, no entanto, tinha uma tendência a perder potência durante a subida e nunca foi usada por jogadores profissionais.
Em 1955, a Universal Vassouras Limitada apresentou a Shooting Star, a vassoura de corrida mais barata até o presente momento. Infelizmente, depois de uma explosão inicial de popularidade, constatou-se que a Shooting Star perdia velocidade e altura à medida que envelhecia, e a Universal Vassouras fechou as portas em 1978.
Em 1967, porém, o mundo das vassouras foi eletrizado pela formação da Companhia Nimbus de Vassouras de Corrida. Nunca se vira nada semelhante à Nimbus 1000. Com velocidades de até 160 km/h, capaz de fazer um giro de 360 graus em torno de um ponto fixo no ar, a Nimbus combinava a confiabilidade da velha Oakshaft 79 com a facilidade de manejo da Cleansweep. A Nimbus tornou-se imediatamente a vassoura preferida pelos times profissionais de quadribol de toda Europa, e os modelos subsequentes (1001, 1500 e 1700) têm mantido a companhia no primeiro lugar no mercado.
A Twigger 90, lançada em 1990, destinava-se, segundo seus fabricante, Flyte e Barker, a substituir a Nimbus na liderança do mercado. No entanto, embora essa vassoura tivesse um acabamento requintado e incluísse vários recursos tais como um aviso sonoro e correção automática de rumo, descobriu-se que a Twigger empenava em alta velocidade, e ela acabou ganhando má reputação de ser voada por bruxos que possuíam mais galeões do que bom senso.

Os Mais Famosos Times de Quadribol do Mundo


Appleby Arrows (Flechas de Appleby)
Origem: Time do norte da Inglaterra. Fundado em: Fundado em: 1612 Vestes: Vestes azul-claras com um brasão de uma flecha prateada

Ballycastle Bats (Morcegos de Ballycaste)

Origem: Time da Irlanda do Norte.
Titulos: Ganhou a Taça da Liga 27 vezes
Vestes: Vestes pretas com um morcego vermelho estampado no peito

Caerphilly Catapults (Catapultas de Caerphilly)

Origem: Time do País de Gales.
Fundado em: Fundado em 1402
Vestes: Vestes com listras verticais verde-claras e vermelhas
Titulos: Dezoito vitórias em campeonatos da Liga, Vitória na final da Taça Européia

Chudley Cannons (Canhões de Chudley)

Titulos: Ganharam a Taça da Liga 21 vezes, a última em 1892
Vestes: Usam veste laranja-vivo com um brasão em que há uma bala de canhão em movimento e um "C"preto duplo.

Falmouth Falcons (Falcões de Falmouth)

Caracteristica: Time conhecido pelo jogo duro
Vestes: Usam vestes branco e cinza-chumbo com a cabeça de um falcão estampada no peito.
Lema do clube: "Vamos vencer, mas se não pudermos, arrebentamos o adversário!"

Holyhead Harpies (Harpias de Holyhead)

Origem: Time galês muito antigo, fundado em 1203. Único time de Quadribol do mundo que sempre foi formado só por bruxas.
Vestes: As vestes são verde-escuras e tem uma garra dourada no peito.

Kenmare Kestrels (Francelhos de Kenmare)

Origem: Time irlandês, fundado em 1291.
Vestes: Usam vestes verde-esmeralda com um "F" e um "K" amarelos rebatidos sobre o peito.

Montrose Magpies (Pegas de Montrose)

Historia: Tem fãs no mundo inteiro, é o time de maior sucesso na história da Liga Britânica e Irlandesa, cuja taça já ganharam 32 vezes.
Titulos: Duas vezes campeão europeu
Vestes: Vestes nas cores preta e branca e com uma pega espantada no peito e outra na costas.

Pride of Portree (Orgulho de Portree)

Origem: Tem origem na Ilha de Skye, onde foi fundado em 1292.
Vestes: Vestes roxo-escuras com uma estrela dourada no peito

Puddlemere United (União de Puddlemere)

Origem: Fundado em 1163, é o time mais velho da Liga.
Titulos: Ganhou 22 campenatos da Liga, 2 Taças Européias
Vestes: Usam vestes azul-marinho com emblema do clube, dois juncos dourados cruzados sobre o peito

Tutshill Tornados (Tornados de Tutshill)

Origem: Fundado em 1520.
Vestes: Usam estes azul-celeste com um "T" duplo, azul-escuro, no peito e nas costas.
Titulos: Ganhou a Taça da Liga cinco vezes seguidas, um recorde britânico e irlandês.
Melhor Jogador: Rodrigo Plumpton, capitão do time também jogou pela Inglaterra vinte e duas vezes e detém o recorde britânico pela captura mais rápida de um pomo de ouro em uma partida (três segundos e meio contra o Catapultas de Caerphilly em 1921).

Wigtown Wanderers (Vagamundos de Wigtown)

Origem: Foi fundado em 1422, pelos sete filhos de um açougueiro bruxo chamado Válter Parkin. Os quatro irmãos e três irmãs formavam em todos os sentidos um time fantástico que raramente perdia. Dizia-se que, em parte, pela intimidação que o time adversário sofria ao ver Válter postado a um lado do campo com uma varinha em uma das mãos e o cutelo de açougueiro na outra.
Vestes: Em homenagem às suas raízes, os Vagamundos de Wigtown usam vestes vermelho-ssangue com um cutelo prateado no peito.

Winbourne Wasps (Vespas de Winbourne)

Origem: Fundado em 1312. Titulos: Venceu dezoito vezes o campeonato da Liga e foi duas vezes semifinalista da Taça da Europa.
Vestes: Usa vestes com listras horizontais amarelas e pretas com uma vespa no peito.

Outros Esportes com Vassoura


Um guia para alunos e professores
Os esportes com vassouras surgiram assim que as vassouras se aperfeiçoaram o suficiente para permitir aos pilotos fazerem curvas e variar de altitude e velocidade. Os textos e pinturas mágicos da Antigüidade nos deixaram de herança alguns jogos que hoje alguns já não existem mais, outros sobreviveram ou evoluíram até se tornarem os esportes que hoje conhecemos.

Corrida Anual de Vassouras

A Annual Broom Race (corrida anual de vassouras), provem da Suécia onde os pilotos faziam o percurso: Kopparberg-Arjeplog, uma distancia pouco superior a 480 Km. A rota atravessava uma reserva de dragões e o prêmio, um troféu de prata imenso, era na forma de um Focinho - Curto sueco (uma raça de Dragão). Atualmente, todo ano ocorre o campeonato internacional, reunindo bruxos de todas as nacionalidades na Suécia. Os torcedores se reúnem em Kopparberg para torcer pelos jogadores, e em seguida aparatam na linha de chegada (em Arjeplog) para cumprimentar os sobreviventes.
Esquema para jogar em aula:
Se quiser vá até a Suécia, um lugar magnifico, e faça a rota verdadeira de Kopparberg até Arjeplog. O prêmio da corrida pode ser o que quiser, mas um troféu de um Focinho - Curto sueco não é de se jogar fora. Para jogar: peça para alguém (professor, ou no caso da ausência deste, a um colega) ser o juiz da corrida. Os jogadores devem narrar o que estão fazendo e o que está acontecendo enquanto ele percorre a reserva, o juiz pode estabelecer alguns acontecimentos, ex.: (juiz) um dragão levanta vôo e impede o caminho de *** (sendo *** um dos pilotos.).
Quando um dos jogadores mencionar que está vendo a linha de chegada ou se aproximando da mesma, todos os jogadores devem mandar para o juiz: pedra, papel ou tesoura.
O juiz vai ver quem ganhou de quem no pedra, papel ou tesoura. Daí o juiz vai narrar o final, ex.: *** avança e passa por ** mas um dragão jorra fogo queimando a vassoura dele e ** ganha a partida. (o que ele vai narrar depende também da quantidade de pilotos na corrida). O juiz deve entregar o prêmio, ou se quiserem eleger outra pessoa para entregar o prêmio também pode ser.

Furabexiga

O Stichstock, mais conhecido como Furabexiga, provem da Alemanha e temos registro dele desde 1105, ou seja ele é bem velhinho.... Era colocado uma bexiga de dragão cheia de ar no alto de uma baliza de no mínimo 6m.
As bexigas de dragões de pequeno porte são mais ou menos do tamanho de rodas de caminhões trouxas.
Um jogador é amarrado na baliza não podendo se afastar mais de 3m, este tinha o objetivo de proteger a bexiga podendo utilizar até de feitiços contra os outros jogadores.
Os demais jogadores se revezavam voando até a bexiga e tentando fura-la com os cabos especialmente pontiagudos de suas vassouras. O jogo termina quando ou todos os jogadores são azarados pelo guarda bexiga, ou quando algum dos jogadores furava a bexiga.
Esse jogo desapareceu no Séc. XIV.
Esquema para jogar em aula:
Cada jogador, inclusive o guarda bexiga, vai mandar um sussurro (para o professor ou juiz) escrito: pedra, papel ou tesoura, aí o juiz vai dizer quem irá ser azarado pelo guarda bexiga e quem passará por ele e irá até a bexiga. Obs.: os sussurros pedra, papel ou tesoura dos jogadores devem ser comparados ao do guarda bexiga somente.
E vamos repetir isso até que sobre só o guarda bexiga ou até que o ultimo jogador que não foi azarado consiga passar pelo guarda (com o esqueminha pedra papel ou tesoura) e furar a bexiga.
O juiz deve orienta-los sobre o que deverão fazer pelo sussurro após dizerem pedra, papel ou tesoura. ex.: (para o guarda) você pode azarar o ***. ai o guarda vai lá e digita: lança um estupefaça (ou qualquer outro feitiço) em *** e vê ele cair no chão.
Ps.: os jogadores que forem azarados estão fora do jogo

Fogaréu

Na Irlanda floresceu o jogo do Aingingein (Fogaréu), tema de muitas baladas irlandesas (contam que o lendário bruxo Fingal, o destemido, foi campeão de Fogaréu).
Um a um, os jogadores arrebatavam o dom ou bola (na realidade a vesícula de um bode) e atravessavam correndo uma série de barris em chamas erguidos no ar por estacas.
O dom era, então, atirado através do último barril.
O jogador que conseguisse atirá-lo no menor tempo, sem ter ele mesmo pegado fogo no caminho, era o vencedor.
Esquema para jogar em aula:
O juiz da partida deve estipular um numero de barris em chamas que irá fazer parte do jogo.
Os outros jogadores devem narrar um barril por vez que forem enviar uma narração. E devem narrar com criatividade, não podem só colocar: joga a bola pelo barril de numero **.
Caso coloque somente isso será desclassificado.
O juiz pode também estabelecer acontecimentos.
O jogador que narrar mais rapidamente o trajeto e passar o dom pelo ultimo barril ganha.
Aí o juiz deve ver se ele fez o trajeto certo antes de lhe entregar o prêmio.

Rachacrânio

A Escócia foi o berço do jogo com vassouras provavelmente mais perigoso de todos - Creaothceann (Rachacrânio). O jogo é descrito em um poema trágico gaélico, do século XI, cuja tradução do primeiro verso é a seguinte:
Juntos, os jogadores, doze homens de força e coragem,
Caldeirões afivelados, aguardavam em posição
Que a trompa soasse para saírem velozes pelo ar
Mas, dentre eles, dez voavam ao encontro da morte.
Cada jogador do Rachacrânio usava um caldeirão afivelado à cabeça. Ao som da trompa ou do tambor, umas cem pedras e pedregulhos enfeitiçados, que pairavam a trinta metros de altura, começavam a cair em direção ao solo. Os jogadores voavam para cá e para lá tentando recolher o maior número possível de pedras em seus caldeirões. Considerado por muitos bruxos escoceses o supremo teste de virilidade e coragem, o Rachacrânio gozou de grande popularidade na Idade Média, apesar do número de fatalidades que causava. O jogo foi proibido em 1762, e embora Magno Macdonald, o Cabeça Amassada, liderasse uma campanha para sua reintrodução na década de 1960, o Ministério da Magia se recusou a revogar a proibição.
Esquema para jogar em aula:
Esse jogo é proibido pelo ministério por tanto não pode ser praticado.

Derrubada

A Shuntbumps (Derrubada) foi um jogo popular em Devon, Inglaterra.
Era uma forma rústica de justa com o único objetivo de desmontar da vassoura o maior número possível de jogadores, saindo vencedor o último combatente a permanecer montado.
Esquema para jogar em aula:
Para jogar em aula eu fiz umas modificações no jogo: ao envés de se baterem até um cair, o jogo vai ser tipo um duelo, com pm e feitiços.
A única diferença é que vocês estarão no ar e poderão desviar do feitiço fugindo com a vassoura, mas com isso você perderá 1 rodada até se virar de volta para o adversário e você não pode desviar consecutivamente.

Malha Porco

O Swivenhodge (Malhaporco) começou em Herefordshire.
Tal como o Furabexiga, esse jogo envolvia uma vesícula cheia de ar, em geral a de um porco. Os jogadores montavam as vassouras de trás para a frente e batiam na bexiga para cá e para lá, por cima de uma sebe, com a palha das vassouras. O jogador que errava marcava um ponto para o adversário. O primeiro a acumular cinqüenta pontos era o vencedor.
Esquema para jogar em aula:
Esse jogo deve ser jogado como os artilheiros do quadribol jogam.
O Malhaporco ainda é jogado na Inglaterra, embora nunca tivesse alcançado grande popularidade; a Derrubada sobrevive apenas como jogo infantil. Entrementes, no brejo de Queerditch, surgira um jogo que um dia iria se tornar o mais popular do mundo dos bruxos, mas aí vocês iram ler sobre ele em: Quadribol através dos séculos.

Quadribol Para Principiantes


As regras gerais
- Não há um limite de altura pro jogador voar. Mas se ele ultrapassar as linhas do campo, a goles passa pro outro time.
- O capitão do time pode pedir tempo, fazendo um sinal para o juiz. Em partidas com mais de 12 horas, esse tempo pode ser até de 2 horas. Se o time não voltar, é desclassificado;
- Na hora do Pênalti, o atacante que vai cobrar voa do círculo central até a área. Enquanto isso, todos os outros jogadores, com exceção do goleiro, devem ficar longe;
- A goles pode ser roubada, mas o jogador não pode encostar-se ao adversário;
- Em caso de Penalização, não pode haver substituição. O time deve jogar com um Jogador a menos;
- Varinhas podem ser levadas ao jogo, mas em hipótese alguma devem ser usadas contra outro jogador, o juiz, ou as bolas;
- Um jogo só termina quando o Pomo é capturado, ou quando os 2 Capitães entram em acordo.

Os Jogadores

- Goleiro: O Time tem um Goleiro tem que impedir a entrada da Goles nos três Aros;
- Batedores: São dois. Os Batedores tem que defender os Jogadores aliados do Balaço, no entanto os Batedores não podem fazer Gols;
- Artilheiros: Os Artilheiros são em três no Campo... Eles que fazem os Gols, colocando a Goles em um dos três Aros Inimigos;
- Apanhador: O Apanhador é único no Time. Sua função é a de capturar o Pomo de Ouro. Geralmente os Apanhadores são os mais leves Jogadores do Time, mas nem todos seguem esse exemplo.

As Bolas

- Goles: A Goles usada atualmente é a "Goles Pennifold”. Ela tem a Cor vermelha, e é do Tamanho de uma Bola de Futebol (jogo trouxa muito conhecido no mundo bruxo). A Goles serve para fazer os Gols, cada um valendo dez pontos para o Time, e apenas os Artilheiros usam a Goles.
- Balaços: São feitos de Ferro, e são um pouco menores que a Goles. Eles servem para atingir os Jogadores de qualquer time, e só os Batedores rebatem os Balaços para o Time Adversário.
- Pomo de Ouro: É uma única Bola minúscula, do tamanho de uma Noz. Ela é Dourada e tem duas Asinhas Prateadas. O Pomo dá uma Soma de cento e cinqüenta pontos ao Time, e declara o fim de Jogo, mas nem sempre esses cento e cinqüenta pontos declaram a vitória pro Time do Apanhador que capturou o Pomo. Geralmente, os Apanhadores podem levar meses para capturar um Pomo.

O campo

O campo tem uma forma oval, com aproximadamente 152x55m, com um círculo central de mais ou menos 60cm de diâmetro, além de ter três Aros em cada lado do campo, numa distância de 15m de altura do chão.

Quadribol e Suas Vassouras

As Vassouras
As vassouras são os elementos principais do Quadribol, sem elas seria impossível de se jogar esse maravilhoso esporte bruxo, pois precisamos delas para voar atrás da Goles, pegar o pomo e até rebater os balaços. As vassouras antes eram ruins, desconfortáveis e lentas. Ao passar dos tempos isso foi mudando, as vassouras ficaram cada vez mais rápidas e confortáveis para os bruxos. Atualmente as melhores vassouras voadoras são: Firebolt, Nimbus 2000 e Nimbus 2001.
Firebolt: Uma vassoura da Marca Nimbus, atualmente a melhor vassoura existente no mundo bruxo, a Firebolt é feita com tecnologia de ponta. Pode alcançar facilmente 200km/hs e até muito mais, dependendo do bruxo que a está guiando. Também é a mais confortável e tem o melhor freio já feito pelos bruxos. Quase todas as seleções de Quadribol usam Firebolts
Nimbus 2001: A outra vassoura da marca Nimbus. A segunda melhor até os dias de hoje, a Nimbus 2001 também tem muita tecnologia de ponta. É muito veloz, pode atingir facilmente os 150km/hs e tem um freio que alguns acham que é até melhor do que o da Firebolt. Ela é usada por algumas seleções de Quadribol, mais muitos clubes de Quadribol usam ela.
Nimbus 2000: Uma outra vassoura da marca Nimbus, esta é a terceira vassoura mais rápida e confortável do mundo bruxo atualmente. Tem velocidade impressionante também e freios ótimos. Alguns clubes de Quadribol usam elas, e muitas escolas já tem estas vassouras para as aulas de Vôo.

As Vassoura nos Dias de Hoje

As vassouras, foram e ainda são as principais formas de transportes dos bruxos. Desde os tempos muito antigos eles usam elas para ir de um lugar ao outro, e também usam para praticar muitos esportes, sem ser o Quadribol, como por Exemplo a Corrida Anual de Vassouras.
Existem casos em que alguns trouxas falam que viram vassouras flutuarem pelo céu a noite, embora não seja nada provado, são verdades, pois muitos bruxos saem pelo mundo trouxa a noite, principalmente na época do Hallowen. Os bruxos tentam o máximo possível não serem percebidos pelos trouxas quando voam a noite, mais em algumas vezes eles não consguem.

Tipos de Vassoura

Existem muitos tipos de vassouras mágicas, várias diferentes, de formas e modelos esquisitos, contando também a velocidade e a confortabilidade. Vamos conhecer algumas delas agora:
Firebolt
Nimbus 2001
Nimbus 2000
Nimbus 1000
Cleansweep 12
Cleansweep 11
Cleansweep 10
Cleansweep 9
Cleansweep 8
Cleansweep 7
Cleansweep 6
Cleansweep 5
Cleansweep 4
Cleansweep 1
Shoting Star

Nenhum comentário:

Postar um comentário