sexta-feira, 22 de julho de 2011

Quadribol - Parte II

QUADRIBOL - PARTE DOIS

História da Vassoura Voadora

A evolução da vassoura voadora

Nenhum feitiço inventado até hoje permite aos bruxos voarem apenas com os recursos de sua forma humana. Os poucos animagos que se transformam em animais alados podem voar, mas são raros. A bruxa ou o bruxo que se vê transformado em um morcego pode levantar vôo, mas, possuindo um cérebro de morcego, com certeza vai esquecer aonde queria ir no momento em que deixar o chão. A levitação é uma prática comum, mas os nossos antepassados não se contentaram em planar a um metro e meio do chão. Quiseram mais. Quiseram voar como pássaros, mas sem a inconveniência de ter o corpo coberto de penas.
Hoje, estamos tão habituados à idéia de que todas as casas de bruxos na Grã-Bretanha dispõem no mínimo de uma vassoura que raramente paramos para nos perguntar qual é a razão disso. Por que a humilde vassoura iria se tornar o único objeto legalmente aceito como meio de transporte bruxo? Por que nós, no Ocidente, não adotamos o tapete voador tão apreciado pelos nossos irmãos orientais? Por que não preferimos produzir barris voadores, poltronas voadoras, banheiras voadoras - por que vassouras? Bastante perspicazes para compreender que seus vizinhos trouxas procurariam explorar seus poderes, se conhecessem o seu alcance, os bruxos e bruxas ficavam quietos em seus cantos muito antes de o Estatuto nternacional de Sigilo em Magia entrar em vigor. Se pretendessem guardar um veículo de transporte em casa, teria de ser algo discreto, facil de esconder. A vassoura era ideal para isso; não exigiria explicação nem desculpa se fosse encontrada pelos trouxas, era portátil e de baixo custo. No entanto, as primeiras vassouras enfeitiçadas para voar tiveram os seus senões. Há registros de que os bruxos e bruxas europeus já estavam usando vassouras em 962 d.C. Uma iluminura alemã desse período mostra três bruxos desmontando suas vassouras com expressões de estranho mal-estar no rosto. Guthrie Lochrin, um bruxo escocês, escreveu em 1107 que teve as "nádegas cravadas de farpas e as hemorróidas inflamadas" depois de um breve vôo de vassoura de Montrose a Arbroath. Uma vassoura medieval exibida no Museu do Quadribol, em Londres, nos dá uma ideia das razões para o mal-estar de Lochrin. Um cabo de freixo no doso e sem verniz, com gravetos de amendoeira amarrados toscamente a uma ponta, não é nem confortável nem aerodinâmico. Os feitiços lançados sobre as vassouras eram igualmente básicos: ela podia se deslocar apenas para a frente e a uma dada velocidade; subia, descia e parava. Naquele tempo, as famílias bruxas confeccionavam as próprias vassouras, por isso havia uma enorme variação na velocidade, no conforto e no manuseio desse meio de transporte de que dispunham. Por volta do século XII, no entanto, os bruxos já haviam aprendido a trocar serviços entre si, a fazer escambo, de modo que um mestre artesão de vassouras podia trocá-las pelas poções que seu vizinho soubesse preparar melhor que ele. Quando as vassouras se tornaram mais confortáveis, os bruxos passaram a voá-las por diversão e não apenas para se transportarem do ponto A ao ponto B.

Jogadores de Quadribol

O Artilheiro e suas funções

A posição de artilheiro existe desde a criação do quadribol. A posição de artilheiro é a posição mais ativa no jogo de quadribol. A posição de artilheiro exige aos jogadores uma boa velocidade e um bom entrosamento. Os artilheiros devem ter bastante velocidade, para conseguir desviar de balaços, e também para conseguir vencer os goleiros para marcar os gols. Os artilheiros precisam ter um entrosamento muito bom, pois devem se entender na hora de fazer as jogadas, e também precisam movimentar a bola constantemente para conseguir abrir espaços para marcar gols. Os artilheiros necissitam ter uma vassoura rápida e também uma vassoura de bom controle. Essa vassoura deve ser do nível da Cleansweep 7 ou da Nimbus 2000. Os artilheiros preciam ter também agilidade e técnica. Eles necessitam ter técnica para executar as jogadas, o que também necessita de agilidade. A agilidade também é precisa para que os artilheiros consigam escapar da forte marcação, exercida cada vez mais no quadribol atual. Os artilheiros também devem se entender na hora que estão em posição defensiva, pois quanto melhor for o entendimento entre eles, mais forte e eficiente será a marcação. Atualmente, os melhores artilheiros do quadribol atual são os artilheiros irlandeses Troy, Mullet e Moran, que na final da última Copa Mundial de Quadribol, abriram uma vasta vantagem no placar.

O Batedor e suas funções

Sabemos que a posição de batedor foi a terceira das quatro posições do quadribol a ser criada. A posição de batedor foi criada quando houve a criação dos antigos balaços, que eram chamados de pedraços. A posição de batedor exige muita força e técnica. O batedor tem de ter muita força para distanciar o balaço dos jogadores do seu time, e também tem de ter técnica para bater o balaço, pois uma rebatida ruin e o balaço vai na cabeça de um companheiro de time. Os batedores também tem que ter raciocínio rápido, e uma vassoura com uma boa velocidade. Se o batedor não tiver um racicínio bom e rápido, ele não vai saber para onde rebater o balaço, e se ele não tiver uma vassoura de boa velocidade, ele não chegará a tempo de rebater os balaços. Se o batedor tiver velocidade, uma vassoura do nível da Cleansweep 5 já basta, pois as Cleansweeps são vassouras fáceis de serem controladas e possuem uma boa velocidade. O batedor, além de proteger os jogadores do seu time, também tem de acertar os jogadores adversários. O batedor deve sempre rebater o balaço com força em direção dos jogadores adversários, de preferência, em direção ao apanhador, pois o apanhador e o único jogador que pode tocar o pomo-de-ouro, então, se o apanhador sair de campo, o jogo está praticamente ganho. O batedor também pode tentar acertar o goleiro, pois se ele o acertar, seu time pode conseguir uma grande vantagem através dos gols. Os batedores devem ter um bom entrosamento entre si, pois eles tem que saber a hora de agir e em que lugar agir. Se um time de quadribol tiver bons batedores, ele tem boas chances de vencer o jogo. Atualmente os melhores batedores do quadribol atual são os batedores búlgaros Volkov e Vulchanov, que devido a suas fortes rebatidas, fazem que com que os artilheiros adversários se machuquem, algumas vezes, gravemente.

O Apanhador, sua posição e seu objetivo

Como sabemos, a posição de apanhador foi a última posição de ouro. Sua origem se deve à uma longa história, que envolve um pomorim dourado, que é um passarinho que deu origem ao pomo-de-ouro, e uma recompensa de 150 galeões, que deu origem aos atuais 150 pontos. A posição de apanhador é a mais importante no quadribol atual. Se o apnhador cumprir a sua função (capturar o pomo-de-ouro) o seu time ganha 150 pontos e a partida acaba. O apanhador deve ter muita velocidade e também tem que ter muita coragem. O apanhador tem que ter muita velocidade para conseguir capturar o pomo-de-ouro, e isso também necessita de coragem, pois ele precisa ir constantemente em direção ao chão e também tem que constantemente se recuperar de mergulhos, e corre sempre o risco de ser atingido por um balaço. O apanhador depende também da proteção do batedor, pois os batedores adversários sempre vão tentar derrubá-lo. O apanhador também tem que ser extremamente técnico. Ele necessita de uma técnica muito grande para executar as suas fintas, como a Finta de Wronski, e também para executar outras jogadas essenciais, como o Passe de Plumpton, que se for bem executado, certamente decreta a vitória do seu time. A vassoura do apanhador tem que ser muito rápida e fácil de guiar. A vassoura ideal seria uma Nimbus 2000, uma Nimbus 2001 ou uma Firebolt, que é atualmente a melhor vassoura para jogar quadribol. O quadribol teve como principais apanhadores o polonês Josef Wronski, inventor da famosa finta de Wronski e o ex-apanhador do Tornado de Tutshill Rodrigo Plumpton, inventor do passe de Plumpton. Atualmente os melhores apanhadores do quadribol atual são o apanhador búlgaro Vítor Krum, e o irlândes Aidan Lynch.


Marcas de Vassouras


Cleansweep
Uma vassoura muito velha. Sem estabilidade e devagar, está muito atrasada em relação às vassouras atuais. Não aguenta muito "trancos". Se quebra muito fácil.

Cleansweep II

A versão mais avançada da outra, tranzendo correções em relação à outra, mas também não é muito boa. Uma das correções foi a estabilidade e o tipo da madeira do cabo, é mais resistente. Fora isso é quase igual.

BlueBottle

É uma vassoura muito boa, apesar de não ter velocidade. É segura, confiável e é equipada com alarme anti-roubo.Foi feita mais precisamente para famílias, por meio de transporte e não para jogar quadribol, mas server para jogar quadribol pela sua estabilidade. Ela começou a geração de vassouras tortas (com um pequeno relevo para cima).

Nimbus

Uma vassoura das mais velhas já existentes. A fábricação dela se tornou escassa por ser tão ruim. Ela não te obedecia, não tinha estabilidade, mas era muito rápida. Só grandes jogadores de quadribol usavam ela por ser mais rápida, já que conseguiam dominá-la facilmente. Só se tornou conhecida por este motivo. Todos que a usavam eram considerado mestres em quadribol.

Nimbus 1989

Essa vassoura arrebentou. Foi um sucesso, apesar de não ser muito resistente. Seus defeitos da versão anterior foram corrigidos. A novidade foi a instalação do alarme anti-roubo

Nimbus 2000

A vassoura da moda do ano de 2000 foi um sucesso. Como modelo turvo, com estaabilidade, com muita velocidade, com resistencia , é quase perfeita.

Nimbus 2001

Uma vassoura perfeita com alarme anti-roubo, leve e resistente, só não foi a melhor do ano, por causa da Firebolt que a superou.

Firebolt

Totalmente perfeita, leve, resistente, a mais veloz do mundo, alarme anti-roubo, atende por comando de voz e possui a forma turva no cabo.

**Protesto**

As nossas vassouras estão sendo usadas por trouxas, para limpar suas casas, graças a bruxos descuidados que deixam suas vassouras com trouxas. Por favor tenham mais atenção!

*Recordes*

Mais veloz: Firebolt
Mais Instável: Firebolt
Mais resistente: Nimbus 2001
Mais Leve: Firebolt
Mais pesada: Nimbus
Alarme anti-roubo mais sensível: BlueBottle
Menos resistente: Cleansweep
Menos Instável: Cleansweep
Melhor para meio de transporte: BleuBottle
Pior para meio de transporte: Firebolt

Nobre Esporte


O Nobre Esporte dos Bruxos
Este jogo é composto de quatro bolas e sete jogadores de cada time que voam vassouras voadoras.Há um gol, que é composta de três argolas de aproximadamente 1,5m de diâmetro com espaço de 80cm entre casa argola, suficiente para um jogador passar, e que fica a seis metros do chão.Os jogadores usam as mãos, não podendo ficar muito tempo com a bola nas mãos.Os únicos que não usam as mãos são os batedores.
Existem quatro bolas no jogo: a Goles, bola importante que a cada gol vale 10 pontos, duas Balaças, são bolas que ficam voando em alta velocidade em direção aos jogadores na tentativa de apanha-los e derruba-los e o Pomo de Ouro, uma pequena bola dourada com asas que se move muito rapidamente.O Pomo de Ouro é a mais importante, pois assim que o Apanhador a pega o jogo acaba e vale 150 pontos para o time.
Existe quatro posições diferentes: Goleiro fica em frente ao gol para segurar a bola Goles, o Apanhador, que geralmente é o mais ágil do time e que serve para pegar a Pomo de Ouro, dois Batedores, que tem como função proteger seu time das Balaças sendo que um bom rebatedor pode inclusive redirecionar uma Balaça em direção ao time adversário, e três Artilheiros, que armam as jogadas para fazer gol com a bola Goles.
A vitória é do time que fizer mais pontos.
Quando a partida começa, a bola Goles voa para cima e permanece estacionada, as Balaças já saem voando e o Pomo sai voando em alta velocidade e desaparece.

Regras

Basicamente nenhum jogador deve ficar com a bola por mais de um turno, pois representa falta.
O jogo depende muito do posicionamento dos jogadores.Recomenda-se usar alguma forma de mapear a posição de cada jogador.Pode-se usar um mapa hexagonal ou quadriculado.E lembre-se, esse jogo é tridimensional, isto é, os personagens podem também se deslocar para cima ou para baixo.

Inicio

No inicio do jogo todos os Artilheiros fazem um teste de Quadribol.Aquele que tiver melhor total consegue começar com a Goles.

Durante a Partida

Após o inicio da partida, os jogadores começam a se posicionar e cumprir suas funções. O Pomo de Ouro demora um pouco a aparecer.

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