SETE ANOS DE MUITA AVENTURA
A história de Harry Potter era pouco conhecida no começo, mas acabou chegando aos leitores de mais de 200 países e foi traduzida para 57 idiomas. O que explica tanto fascínio? Enquanto a resposta mão vem, conheça ou relembre as aventuras do bruxinho.
HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (1997)
Em seu 11º aniversário, no entanto, tudo muda de figura: um homem enorme, chamado Hagrid aparece para lhe contar sua verdadeira história. Harry é um aprendiz de bruxo, assim como seus pais, e, por isso, parte para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá, me vez de ser rejeitado, é tratado como uma lenda viva, um herói, pois foi o único sobrevivente ao ataque do bruxo do mal que matou seus pais: Voldemort - cujo nome 99% dos habitantes do mundo mágico não ousam pronunciar -, que, enfraquecido, desapareceu após esse episódio. Harry compreende que é por causa dele que tem uma cicatriz em forma de raio na testa.
Em Hogwarts, Harry faz seus primeiros amigos de verdade, Rony e Hermione, e se torna craque no quadribol, uma espécie de basquete jogado a bordo de vassouras e que é o esporte predileto dos bruxos. As três crianças ficam sabendo que a Pedra Filosofal foi roubada e que Voldemort pode estar por trás do crime em uma tentativa de recuperar suas forças e voltar com poder total. Assim, Harry e seus amigos enfrentam professores chatos, criaturas mágicas e feitiços para encontrar a Pedra e acabar com a festa de Você-Sabe- -Quem.
DUMBLEDORE NÃO FALA?
Ao ser traduzida em tantas línguas, a obra de J. K. Rowling saiu com alguns erros divertidos em outros idiomas. Na versão espanhols, o sapo de Neville Longbottom tornou-se uma tartaruga. Na edição italiana dos livros, o nome de Dumbledore é Professor Silencio. O tradutor pisou na bola ao considerar que dumb significa "mudo" em inglês.
HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA (1998)
Harry e Rony perdem o Expresso de Hogwarts e acabam chegando lá de carro, mas essa é apenas a primeira de muitas confusões que os aguardam no segundo ano da escola. Alguns alunos começam a aparecer petrificados, e tudo leva a crer que isso é obra de um basilisco, uma serpente enorme que dizem estar escondida em uma câmara secreta em Hogwarts. Como Harry consegue falar a língua das serpentes, muitos colegas e professores começam a desconfiar dele. Quando Hermione é petrificada também, Harry e Rony tentam encontrar o basilisco, e o bruxinho tem de enfrentar o espectro de um garoto chamado Tom Riddle. Quem será ele, hein?
HARRY POTTER
EXPULSO
MAS NÃO FOI DE Hogwarts - pelo menos ainda não. Um colégio católico de Melbourne, na Austrália, baniu de sua biblioteca os cinco primeiros livros da saga do bruxinho, pois Harry e seus amigos estariam promovendo algo "maléfico" - a bruxaria. Será que o diretor da escola era amigo de Severo Snape?
HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN (1999)
No caminho, percebe que está sendo perseguido por um grande cachorro preto. Pega o Nôitibus Andante para chegar ao Beco Diagonal, onde reencontra Rony e Hermione e recebe a inusitada visita de Cornélio Fudge, o Ministro da Magia. Fudge conta que o temido bruxo Sirius Black fugiu da prisão de Azkaban. Ele é acusado de ter matado 13 pessoas com um único feitiço e ainda de ter entregado os pais de Harry a Voldemort. Assim, temendo um possível ataque de Sirius, ele vem para escoltar Harry até Hogwarts. Mas será que o foragido é tão ruim assim?
No trem, Harry e os alunos dão de cara com os dementadores, criaturas terríveis que guardam Azkaban. O bruxinho passa mal e, enquanto Draco Malfoy rola de rir tirando sarro dele, Harry é ajudado pelo novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Remo Lupin, que se comporta de maneira bem estranha.
Nesse ano, Harry não tem de enfrentar Voldemort de novo, mas finalmente conhece a verdade sobre a morte de seus pais e aprende que não se pode deixar levar pelas aparências - nem por tudo o que as pessoas, ou o Ministério da Magia, dizem.
BUM!
SE VOCÊ ACHA QUE Neville Longbottom é o pior aluno na aula de Poções, ainda não viu nada. Um jovem espanhola de 21 anos, que se dizia aprendiz de feiticeira, incendiou a próprio casa ao preparar uma poção mpagica. A explosiva receita levava óleo, álcool e pasta de dente, que deveriam ser misturados em um copo plástico em uma fonte de calor. O resultado não poderia ter sido outro: os bombeiros demoraram quase uma hora para apagar o incêndio. Quanto à bruxinha, foi internada com intoxicação por ter inalado a fumaça. Se ela fosse realmente aluna de Snape, será que teria tanta sorte?
Nenhum comentário:
Postar um comentário