sexta-feira, 29 de abril de 2011

Os Sete Livros - Parte Dois

OS SETE LIVROS - PARTE 2


HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO (2000)
Harry já tem 14 anos e, mais uma vez de férias na casa dos Dursleys, sente sua cicatriz arder como nunca. O bruxinho fica perturbado com o que isso possa significar, mas suas preocupações são deixadas de lado durante a Copa do Mundo de quadribol. Graças a um convite dos Weasleys, ele pode ver a final de pertinho! O problema é que a marca negra de Voldemort aparece no céu, trazendo de volta os Comensais da Morte, e seus seguidores, e o pânico total.

     De volta a Hogwarts, mais novidades: nesse ano, o campeonato de quadribol está suspenso, já que a escola sediará, depois de um século, o Torneio Tribruxo, uma competição entra Hogwarts e mais duas escolas de magia: Beauxbatons e Durmstrang. As três provas do torneio devem testar a coragem, o poder de dedução e a perícia em magia dos campeões eleitos de cada escola. O Cálice de Fogo, que coleta os votos de todos os alunos, deveria mostrar os nomes de apenas três campeões, mas Harry também é escolhido para competir por Hogwarts, ao lado de Cedrico Diggory. Mas se o Torneio só aceita alunos maiores de 17 anos, e Harry não poderia se candidatar, quem será que o inscreveu?
     
     Com a ajuda de Rony, Hermione e seu novo amigo, Harry tenta passar pelas etapas do Torneio, mas a pior das provações ainda estaria por vir. Voldemort está de volta com toda a força e é hora de enfrentá-lo.


HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX (2003)

Na casa dos Dursleys, Harry passa o verão atento às notícias para saber se Voldemort já iniciou seu ataque. Afinal, seus amigos entraram em contato pouquíssimas vezes e parecem ter se esquecido dele, assim como seu padrinho e Dumbledore. Como se não bastasse, ele tem de salvar justamente Duda de um ataque de Dementadores, que surgem do nada bem perto de sua casa. Como usa mágica para acabar com eles, Harry infringe as leis do Ministério da Magia e é chamado a comparecer em uma audiências que irá avaliar se ele deve ser expulso de Hogwarts por desobediência.

     Desta vez, ele é resgatado por um batalhão de bruxos que vai escoltá-lo até um endereço secreto em Londres. A casa serve de quartel-general para a Ordem da Fênix, um grupo de bruxos liderados por Dumbledor que planejam o que fazer com a volta de Voldemort. O problema é que a notícia não é levada a sério pelo Ministério da Magia, que espalha que o diretor de Hogwarts é um velho gagá, e Harry, um garoto que só quer aparecer. Por isso, a Ordem deve ser mantida em segredo. Na casa, Harry encontra seu padrinho, Rony e sua família e Hermione, mas já está cansado dessa história de ficar sem notícias e também de não poder levar uma vida mais despreocupada, como os outros alunos em Hogwarts.

     Na escola, ele e seus amigos têm, de aguentar a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, Dolores Umbridge, que é imposta pelo Ministério da Magia e começa a fazer uma série de mudanças em Hogwarts. A chata pega no pé até dos professores. A situação piora quando Dumbledore é acusado de estar formando um exército para enfrentar o Ministério. Para não ser levado para Azkaban, ele desaparece, e Umbridge torna-se diretora. Enquanto isso, Harry tem sonhos em que parece poder ver o futuro e percebe que consegue sentir tudo o que Voldemort sente. Mas por que será que eles têm essa ligação tão forte?

     Harry, Rony e Hermione conseguem ouvir a conversa dos adultos e descobrem que Você-Sabe-Quem está tentando pegar uma arma muito poderosa que o ajudará a dominar o mundo mágico de vez. Harry vê sem seus sonhos onde a tal arma está, e, com a ajuda de Rony, Hermione, Gina, Neville Longbottom e uma garota avoada chamada Luna Lovegood, resolve ir atrás da arma, o que se revele, mais tarde, uma ideia muito ruim.

     Apesar dos acontecimentos muito tristes - um dos personagens morre -, Dumbledore finalmente abre o jogo com Harry e explica por que ele tem de passar por tudo isso.



O LADRÃO DE LIVROS
QUASE QUE O QUINTO LIVRO NÃO sai! Tudo por causa de um motorista da gráfica em que Harry Potter e a Ordem da Fênix foi impresso, que roubou cópia dos três primeiros capítulos, quando a obra ainda nem tinha sido lançada. Donald Parfitt, que jurou não ter nenhuma ligação com Você-Sabe-Quem, passou a mão nas cópias para vendê-las num tabloide inglês por mais de 40 mil dólares. Ainda bem que o jornal armou um esquema para enganar o espartalhão, que acabou preso e condenado a prestar 180 dias de trabalho comunitário.
O LADRÃO DE LIVROS - PARTE 2
NEM O LIVRO JÁ FICOU pronto a salvo. Dias antes do lançamento oficial, um carregamento com 7.680 exemplares, no valor de 1,7 milhão de dólares, foi roubado de um depósito em Merseyside, na Grã-Bretanha. Os livros estavam em um trailer puxado por um trator e foram levados por um homem que se fez passar por motorista de depósito. O trailer foi encontrado abandonado na manhã seguinte, sem a carga, na região de Manchester. Será mais um aluno praticando o feitiço de desaparecimento da professora McGonagall?

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE (2005)
     Harry está esperando na Rua dos Alfeneiros, nº 4, pela visita do diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, na casa dos Dursley, que por acaso estão morrendo de medo do que Dumbledore pode fazer a eles. Depois que Dumbledore leva Harry para um “passeio”, eles visitam um antigo professor de Hogwarts, chamado Horácio Slughorn, e Dumbledore pede para que ele volte a dar aulas em Hogwarts. Primeiro ele recusa, mas depois – com uma pilha gigantesca de pedidos – ele volta para Hogwarts.
     Harry, Rony e Hermione visitam o Beco Diagonal, e ficam assustados, pois todas as lojas parecem fechadas, exceto a nova loja de Fred & Jorge Weasley, chamada Gemialidades Weasley. Essa parece ser a única loja do Beco Diagonal aberta. Quando estão no Expresso de Hogwarts, Harry usa um produto Weasley para poder entrar, disfarçadamente, no vagão da Sonserina, usando a Capa de Invisibilidade de Harry. Ele descobre que Draco passou por uma iniciação para tornar-se Comensal da Morte. Quando o trem finalmente para, Draco descobre que Harry estava espionando e faz com que ele fique paralisado. Se ele não fosse resgatado por Luna, ele estaria voltando para Londres, e perderia seu sexto ano em Hogwarts.
     Ao longo de seu ano, Harry descobre que Snape dará aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas – o seu sonho -, e Horácio Slughorn o substitui. Depois de alguns meses na escola, Harry descobre também que Dumbledore está procurando as Horcruxes – pedaços da alma de uma pessoa que ficam contidas em objetos diversos – para tentar destruir Voldemort. Harry ajuda Dumbledore, mas acaba sendo uma péssima ideia, pois Harry quase morre, junto com o professor Dumbledore.
     Enquanto isso, a escola acaba sendo tomada pelos Comensais da Morte e por Voldemort através de um armário Sumidouro que estava escondido na Sala Precisa. O que será dos alunos e professores agora?


HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE (2007)
Harry espera quietamente em seu quarto a saída dos Dursley para um local seguro, pois quando Harry completar 17 anos e deixar de chamar a casa que vive de “lar”, ele estará sem o laço que Lílian e Petúnia tinham, e será alvo fácil de Voldemort e seus seguidores. Assim, os Dursley são levados de lá e Harry é escoltado por um batalhão composto por Rony, Hermione, Alastor Olho-Tonto Moody, os gêmeos Weasley, Gui Weasley, Rúbeo Hagrid, Fleur Delacour, Remo Lupin, Ninfadora Tonks e Mundungo Fletcher e Kingsley Shacklebolt. Eles o levam para a Toca, onde centenas de feitiços de proteção foram lançados a vários metros da casa, para máxima proteção. Mas de algum jeito, alguém deixa escapar o dia que eles sairiam da casa dos Dursley e então eles são atacados. Duas pessoas morrem nessa viagem, e Fred perde a orelha ao ser atingido por um feitiço muito poderoso.

     Na Toca, o novo Ministro da Magia, Rufo Scrimgeour traz o testamento de Dumbledore e entrega os pertences que foram deixados para eles. Depois disso, uma tenda é levantada para o casamento de Gui e Fleur, mas os Comensais da Morte invadem, atravessando os feitiços de proteção. Hermione faz com que ela, Rony e Harry sejam transportados para Londres, após o ataque dos Comensais. 
     
     A partir disso, Harry conta a seus amigos que Dumbledore deixou-lhe a difícil missão de destruir as horcruxes. Passando por várias aventuras, Harry, Rony e Hermione se passam por empregados do Ministério, são raptados por sequestradores e quase são mortos na Mansão dos Malfoy. 

     Enquanto isso, em Hogwarts, Severo Snape se torna diretor e dois Comensais da Morte, Aleto e Amycus Carrow, passam a dar aulas de Estudo dos Trouxas e Defesa Contra as Artes das Trevas. Será que os bruxinhos irão finalmente conseguir vencer Voldemort?





MAMÃE, QUERO SER J. K. ROWLING!!!!!!!!

Com todo o sucesso da saga Harry Potter, não é à toa que aqueles que não tiveram uma ideia tão boa quando a dela pipoquem por todo lado com versões que lembram muito a original. Veja alguns casos:

     § Harry Potter é uma menina? Pelo menos para o Russo Dmitry Yemets, autor de O Baixo Duplo Mágico. A protagonista da história é Tanya Grotter, uma órfã com poderes mágicos e uma marca estranha no rosto, que luta contra um inimigo tão terrível que nem mesmo seu nome pode ser pronunciado. Alguém aí notou alguma semelhança com o bruxinho? J. K. Rowling entrou com um processo contra o autor por plágio e para impedir que o livro ganhasse uma versão no Ocidente.

     § Dias antes do lançamento de Harry Potter e a Ordem da Fênix, um escritor autointitulado "Harry Writer" ("Harry Escritor") apareceu na Internet como o autor do que seria a verdadeira versão do livro. No entanto, a "obra" tinha 420 páginas a menos e algumas cenas de sexo a mais. Na verdade, tratava-se de uma fanfic, ou ficção escrita por um fã.

     § Esta vem da China: um livro pirata como bruxinho na história, vendido por camelôs, virou um best-seller no país. Em Harry Potter and the Leopard Walk Up to Dragon (Harry Potter e o Leopardo Enfrentam o Dragão), comercializado a US$ 1,50, o bruxo vira um anão peludo e perde seus poderes depois de se molhar em uma chuva misteriosa. Para lutar contra o mal, ele tem de se transformar em um dragão.

     § Na minissérie em quadrinhos Os Livros da Magia, de Neil Gaiman, um dos mais respeitados escritores de quadrinhos dos últimos tempos, Tim Hunter é um adolescente londrino de cabelos escuros, usa óculos e tem uma coruja chamada Ioiô. Ele também é órfão de mãe e, caso estude bastante, pode se tornar o maior mago de todos os tempos. Com quem ele se parece, hein? No entanto, a obra é anterior ao trabalho de Rowling.

                   NÚMEROS MÁGICOS

<< Mesmo antes de seu lançamento, Harry Potter e a Ordem da Fênix bateu todos os recordes de venda. Magia? Não, internet. Mais de 1 MILHÃO de cópias foram encomendadas na livraria virtual Amazon >>

<< Apenas no dia de seu lançamento nos EUA, o quinto livro vendeu mais de 5 MILHÕES de exemplares. Na Grã-Bretanha, quebrou os recordes de venda com 1,77 milhão de cópias e, na China, as primeiras 5 mil unidades se esgotaram rapidamente, apesar de impressas em inglês >>

<< Os quatro primeiros volumes venderam 195 MILHÕES de cópias - 1,5 milhão só no Brasil >>

<< A primeira tiragem de Harry Potter e a Ordem da Fênix foi de 
13 MILHÕES de exemplares nos países de língua inglesa - 8,5 milhões só nos EUA >>

<< Em 1999, 71% dos leitores da série ficavam entre 8 E 14 ANOS de idade. Em 2001, essa porcentagem caiu para 36%, o que indica que cada vez mais adultos estão se divertindo com as aventuras do bruxinho >>

terça-feira, 26 de abril de 2011

Os Sete Livros - Parte Um

SETE ANOS DE MUITA AVENTURA
A história de Harry Potter era pouco conhecida no começo, mas acabou chegando aos leitores de mais de 200 países e foi traduzida  para 57 idiomas. O que explica tanto fascínio? Enquanto a resposta mão vem, conheça ou relembre as aventuras do bruxinho.

HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL (1997)
Harry Potter é um garoto órfão de dez anos que, desde a misteriosa morte de seus pais, vive com seus tios Válter e Petúnia Dursley. Apesar de morar em uma casa confortável, ele é obrigado a dormir em um armário que fica debaixo da escada, pois maltratá-lo é o esporte preferido de sua "família". Seus óculos são remendados, e as únicas roupas que tem são aquelas que não servem mais para Duda, seu primo balofo e mal- -educado.

     Em seu 11º aniversário, no entanto, tudo muda de figura: um homem enorme, chamado Hagrid aparece para lhe contar sua verdadeira história. Harry é um aprendiz de bruxo, assim como seus pais, e, por isso, parte para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Lá, me vez de ser rejeitado, é tratado como uma lenda viva, um herói, pois foi o único sobrevivente ao ataque do bruxo do mal que matou seus pais: Voldemort - cujo nome 99% dos habitantes do mundo mágico não ousam pronunciar -, que, enfraquecido, desapareceu após esse episódio. Harry compreende que é por causa dele que tem uma cicatriz em forma de raio na testa.
     
     Em Hogwarts, Harry faz seus primeiros amigos de verdade, Rony e Hermione, e se torna craque no quadribol, uma espécie de basquete jogado a bordo de vassouras e que é o esporte predileto dos bruxos. As   três crianças ficam sabendo que a Pedra Filosofal foi  roubada e que Voldemort pode estar por trás do crime  em uma tentativa de recuperar suas forças e voltar com poder total. Assim, Harry e seus amigos enfrentam professores chatos, criaturas mágicas e feitiços para encontrar a Pedra e acabar com a festa de Você-Sabe- -Quem.


DUMBLEDORE NÃO FALA?

Ao ser traduzida em tantas línguas, a obra de J. K. Rowling saiu com alguns erros divertidos em outros idiomas. Na versão espanhols, o sapo de Neville Longbottom tornou-se uma tartaruga. Na edição italiana dos livros, o nome de Dumbledore é Professor Silencio. O tradutor pisou na bola ao considerar que dumb significa "mudo" em inglês.

HARRY POTTER E A CÂMARA SECRETA (1998)
O bruxinho está passando as férias de verão na casa de seus tios trouxas (nos dois sentidos) e nada lembra seus dias de alegria em Hogwarts. Ele volta a ser maltratado e, quando completa 12 anos, ninguém lhe dá sequer os parabéns. Sozinho, pensando em seus pais, Harry chega a cantar "Parabéns pra você" baixinho, quando é surpreendido pela visita de uma figura muito especial: o elfo doméstico Dobby, que vem lhe avisar para não voltar a Hogwarts. Depois de muita confusão para não deixar os Dursleys perceberem a presença de Dobby, Harry ignora seus avisos e é resgatado por Rony Weasley e seus irmãos, a bordo de um Ford Anglia voador. Ele é levado para a casa dos Weasleys, a "Toca", onde pode ver como é fazer parte de uma família de verdade.

     Harry e Rony perdem o Expresso de Hogwarts e acabam chegando lá de carro, mas essa é apenas a primeira de muitas confusões que os aguardam no segundo ano da escola. Alguns alunos começam a aparecer petrificados, e tudo leva a crer que isso é obra de um basilisco, uma serpente enorme que dizem estar escondida em uma câmara secreta em Hogwarts. Como Harry consegue falar a língua das serpentes, muitos colegas e professores começam a desconfiar dele. Quando Hermione é petrificada também, Harry e Rony tentam encontrar o basilisco, e o bruxinho tem de enfrentar o espectro de um garoto chamado Tom Riddle. Quem será ele, hein?


HARRY POTTER
EXPULSO
MAS NÃO FOI DE Hogwarts - pelo menos ainda não. Um colégio católico de Melbourne, na Austrália, baniu de sua biblioteca os cinco primeiros livros da saga do bruxinho, pois Harry e seus amigos estariam promovendo algo "maléfico" - a bruxaria. Será que o diretor da escola era amigo de Severo Snape?

HARRY POTTER E O PRISIONEIRO DE AZKABAN (1999)
Rua dos Alfeneiros, nº 4: o endereço dos Durslys é definitivamente um lugar nada agradável. Só porque Rony telefonou para Harry, o tio Válter ficou uma fera. Afinal, ele odeia essa história de o sobrinho estar metido no mundo mágico. Para piorar, tia Guida, irmã de Válter, resolve visitá-los e, além de maltratar o menino, ofende seus pais. Em troca, Harry a transforma em, um balão e foge de casa.

     No caminho, percebe que está sendo perseguido por um grande cachorro preto. Pega o Nôitibus Andante para chegar ao Beco Diagonal, onde reencontra Rony e Hermione e recebe a inusitada visita de Cornélio Fudge, o Ministro da Magia. Fudge conta que o temido bruxo Sirius Black fugiu da prisão de Azkaban. Ele é acusado de ter matado 13 pessoas com um único feitiço e ainda de ter entregado os pais de Harry a Voldemort. Assim, temendo um possível ataque de Sirius, ele vem para escoltar Harry até Hogwarts. Mas será que o foragido é tão ruim assim?

     No trem, Harry e os alunos dão de cara com os dementadores, criaturas terríveis que guardam Azkaban. O bruxinho passa mal e, enquanto Draco Malfoy rola de rir tirando sarro dele, Harry é ajudado pelo novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Remo Lupin, que se comporta de maneira bem estranha.

     Nesse ano, Harry não tem de enfrentar Voldemort de novo, mas finalmente conhece a verdade sobre a morte de seus pais e aprende que não se pode deixar levar pelas aparências - nem por tudo o que as pessoas, ou o Ministério da Magia, dizem.


BUM!
SE VOCÊ ACHA QUE Neville Longbottom é o pior aluno na aula de Poções, ainda não viu nada. Um jovem espanhola de 21 anos, que se dizia aprendiz de feiticeira, incendiou a próprio casa ao preparar uma poção mpagica. A explosiva receita levava óleo, álcool e pasta de dente, que deveriam ser misturados em um copo plástico em uma fonte de calor. O resultado não poderia ter sido outro: os bombeiros demoraram quase uma hora para apagar o incêndio. Quanto à bruxinha, foi internada com intoxicação por ter inalado a fumaça. Se ela fosse realmente aluna de Snape, será que teria tanta sorte?

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Feitiços: Um Aprofundamento Marcante - Parte IX (Parte Final)

OUTROS FEITIÇOS (4)

Nox

Encantamento usado para apagar a luz produzida pelos feitiços de luz, como o Lumus.

Obliviate

Os feitiços da memória são usados sempre que é necessário apagar totalmente ou parcialmente a memória de alguém, geralmente trouxas que viram sinais de magia. O Ministério da Magia tem um grupo de bruxos treinados nesse feitiço justamente para ocasiões como essa: os obliviadores.

Oclumência

Um dos ramos obscuros da magia, a Oclumência é a defesa mágica da mente contra invasões externas. Usada contra pessoas experientes em Legilimência, oculta sentimentos e lembranças que contradizem a mentira, mas para isso o praticante deve estar com compenetrado em esvaziá-la.

Bruxos conhecidos que dominam a técnica


Oppugno

O feitiço Oppugno, basicamente, direciona um objeto ou indivíduo para atacar a vítima.

Petrificus Totalus

Feitiço do Corpo Preso. Esse feitiço faz com que os braços e pernas da vítima se juntem ao corpo e a pessoa fica rígida como pedra, impossibilitada de mexer um só músculo, apesar de completamente consciente.

Portus

Feitiço de Transporte. Encantamento para transformar algum objeto em uma Chave de Portal.

Priori Incantatem

Feitiço Reverso. Faz com que os últimos feitiços realizados pela varinha sejam revelados.

Quietus

Feitiço usado apontando-se para a garganta, fazendo a voz do bruxo voltar ao normal depois da utilização do feitiço Sonorus.

Reducio

Feitiço Redutor. Reduz o tamanho do alvo que tenha sido aumentado magicamente, para deixá-lo em seu tamanho natural.

Reducto

Feitiço Redutor. Feitiço usado para reduzir o tamanho de objetos sólidos.

Relaxo

Dispara faíscas. Debaixo d'água cria um jato de água quente.

Reparo

Usado para reparar e reconstruir qualquer objeto que tenha sido quebrado.

Specialis Revelio

(Redirecionado de Revelencanto de Scarpin)
Feitiço conhecido pelo nome de Revelencanto de Scarpin. Identifica os ingredientes de uma poção ou os encantamentos de um objeto.

Scourgify

Feitiço usado para limpar coisas, desde objetos à partes do corpo como, por exemplo, as unhas.

Silencio

Feitiço usado para que os animais não fizessem sons.

Sonorus

Feitiço para ampliar o volume da voz, fazendo com que a pessoa possa falar para uma multidão ou ser ouvido em uma distância considerável.
Seu contra-feitiço é o Quietus.

Tortura Transmogrifiana

Feitiço que, segundo Gilderoy Lockhart, mata gatos.
Sua existência é incerta e o seu comando desconhecido. Devido à natureza picareta de Lockhart, acredita-se que este feitiço não exista, sendo uma de suas invenções.

Transfiguração Animaga

Este feitiço de extrema complexibilidade e periculosidade leva o usuário a transformação e reversão de sua forma humana em animal. Os usuários são denominadosAnimagos.
Ministério da Magia obriga que os animagos se registrem oficialmente, porém existem inúmeros casos conhecidos de animagos ilegais. É provável, inclusive, que o número de animagos ilegais espalhados pelo mundo nos dias de hoje seja bem maior do que o de legalmente registrados no ministério.

Trocas Cruzadas Entre Espécies

Feitiço de Transfiguração. Através dele conseguimos transfigurar criaturas em outras criaturas. Ao contrário do que aparenta, não se trata de um feitiço muito complexo, sendo comumente ensinado aos alunos nas escolas de magia.

Uédiuósi

Feitiço expulsório. Repele um objeto, fazendo com que se afaste do bruxo que esteja lançando o feitiço.
Bruxos mais habilidosos conseguem direcionar com mais perfeição o objeto repelido, em vez de apenas o enviar para longe, sem muita direção.

Vera Verto

Transforma animais em cálices de água.

Vipera Evanesca

Feitiço usado para desaparecer com a cobra conjurada através do feitiço Serpensortia.

Voto Perpétuo

Faz uma espécie de ligação entre os envolvidos, para que uma determinada promessa seja cumprida.
Para realizar esse feitiço precisa-se de um avalista (pessoa que serve de "testemunha" e ao mesmo tempo trata de realizar o feitiço em si), da pessoa que propõe o voto e da que se dispõe para realizá-lo.
Uma vez realizad o voto, se a pessoa que prometeu cumprí-lo não o fizer, será morta.

Feitiço da Levitação

(Redirecionado de Wingardium Leviosa)
Faz objetos levitarem. Feitiço bem simples, um dos primeiros ensinados a alunos em escolas de magia. Quão mais leve for o objeto, mais fácil de ser realizado.
Sua execução requer um movimento especial da varinha, além, claro, de proferir o seu comando (Wingardium Leviosa). Este movimento é comumente ensinado como "girar e sacudir", movimento cuja ponta da varinha produz um "o" seguido de um "~".