Um pouco de história...
Os primeiros esportes com vassouras voadoras começaram a aparecer no século X, quando elas ficaram mais aerodinâmicas e permitiram aos pilotos fazer curvas mais radicais, voar mais rápido e variar de altitude. A primeira referência ao quadribol data do século XI e está registrada no diário da bruxa Trude Keddle, que descreve um grupo de bruxos montados em vassouras, jogando com uma bola de couro próximo às margens do brejo Queerditch, na Grã-Bretanha. Cem anos depois, o esporte já era conhecido como "jogo do brejo" e aposição de apanhador e balaços foram introduzidos. O pomo de ouro, que hoje é o elemento mais importante de jogo, só aparecia dois séculos mais tarde.
O Quadribol no Mundo
O esporte começou a se espalhar pela Europa no século XV. A Taça Europeia foi criada em 1652, e o time búlgaro Abutres de Vratsa foi a equipe que mais venceu a competição, levando a taça sete vezes para casa. O quadribol chegou aos outros continentes na metade do século XVII. Nos Estados Unidos, Argentina e no Brasil, ele enfrenta a concorrência do trancabola - uma variação do jogo com bolas explosivas -, mas está ganhando mais adeptos. Tanto que os brasileiros chegaram às quartas de final na última Copa Mundial, que ocorre a cada 4 anos. O único local onde o quadribol realmente não faz muito sucesso é na Ásia, pois lá eles preferem os tapetes mágicos às vassouras.
O Campo
Tem a forma oval e tem 152 metros de altura por 55 metros de largura e é coberto de areias nas duas extremidades, chamadas "pequenas áreas", onde ficam três balizas, onde os artilheiros tem de marcar gols com a Goles. Amaior delas tem 15 metros de altura. No círculo central, o juiz (ou juíza) abre a maleta que contém as bolas (Goles, Balaços e o Pomo de Ouro).
Arbitragem
O jogo é apitado por um juiz, que deve mandar muito bem como piloto de vassoura, já que percorre o campo inteiro de um lado para o outro milhares de vezes para conferir se não há nenhuma falta. Nas partidas profissionais, 2 assistentes ficam de olho nos limites do campo, para que ninguém os ultrapasse.
Quem é Quem no Quabribol
GOLEIRO
Deve ser habilidoso e rápido o bastante para proteger os aros das três balizas e impedir que os adversários acertem a goles.
ARTILHEIROS
São três. Quando conseguem interceptar a goles, trocam passes entre si, até que um deles consiga arremessá-lo nos aros. Somente o artilheiros que estiver com a goles pode entrar na pequena área.
BATEDORES
Munidos de bastões, a missão dos dois jogadores é desviar os balaços de seus companheiros de time. Geralmente eles tentam rebatê-los na direção dos adversários, para derrubá-los das vassouras.
APANHADOR
Tem de ter olhos de lince para enxergar o pomo de ouro e ser fera no voo para conseguir apanhá-lo.
Como se Joga?
Os artilheiros passam a goles entre si e, a cada vez que ela atravessa um dos aros (balizas), o time marca dez pontos. Enquanto isso, os batedores usam seus bastões para afastar os balaços e proteger os artilheiros. Outro objetivo, no entanto, é capturar o pomo de ouro, que vale 150 pontos. Quando um dos apanhadores consegue pegá-lo, seu time vence o jogo, que acaba por ali (a não ser que o outro time esteja com 160 pontos e o que pegou o pomo, com zero).
Na Copa Mundial de Quadribol, Rony ficou de queixo caído ao ver Vítor Krum, do tome de quadribol da Bulgária, fazer a Finta de Wronski, que recebeu esse nome em homenagem do apanhador Josef Wronski, da Polônia. Nessa tática, o apanhador mergulha em direção ao chão, como se tivesse visto o pomo de ouro, mas vira antes de tocar o solo. O apanhador do outro time tenta copiá-lo e se esborracha no chão. A finta de Wronski é apenas uma das 13 opções de catimba no Quadribol.
OUTRAS REGRAS
1. Os jogadores não podem deixar a área do campo durante o jogo, embora não haja limite de altura para o voo. Se isso acontecer, o time é obrigado a entregar a goles ao adversário.
2. Os quadribolistas podem colocar os pés no chão apenas quando o capitão do time pedir tempo.
3. O quadribol tem uma espécie de pênalti, determinado pelo juiz e cobrado pelo artilheiro, que deve voar do círculo central até a pequena área. Os demais jogadores devem ficar afastados, como exceção do goleiro adversário.
4. A goles pode ser roubada das mãos do jogador, mas ele não poderá tocar em nenhuma parte do corpo do adversário.
5. Em caso de contusão, nenhum jogador poderá ser substituído. O time continuará a jogar, mesmo desfalcado.
6. Varinhas são permitidas no campo, desde que não sejam usadas.
7. A partida só termina quando o apanhador captura o pomo de ouro ou por decisão mútua dos capitães dos dois times.
As Armas da Batalha
UNIFORME
O jogador usa calça, camisa e capa com as cores de sua Casa. Para proteção, usa joelheiras, luvas e botas de couro.
VASSOURA
Desde 1820, todas já vêm com um feitiço amortecedor, uma almofadinha invisível que garante o conforto do quadribolista.
BALAÇOS
São duas bolas pretas de ferro, com 25 centímetros de diâmetro, magicamente instruídas para derrubar os bruxos de suas vassouras.
GOLES
Vermelha, feita de couro e com 30,5 centímetros de diâmetro, é a bola que os artilheiros devem arremaessar dentro dos aros. É enfeitiçada e, quando cai, vai ao chão lentamente, para que os jogadores tenham a chance de pegá-la ainda no ar.
BASTÕES
Feitos de carvalho e usados exclusivamente pelos batedores.
POMO DE OURO
A bola mais cobiçada da partida é amarela, pouco maior que uma noz, tem asas e é muito rápida. Deve ser agarrada pelo apanhador, embora seja muito difícil se ser localizada, pois é enfeitiçada para fugir.
Passarinho de Ouro
Quando o pomo de ouro foi incorporado ao quadribol, na verdade não era uma bolinha enfeitiçada, mas um passarinho redondo, o Pomorim Dourado. Por isso é que, naquela época, o apanhador era chamado de "caçador", pois tinha mesmo de capturar o bicho e matá-lo para ganhar o jogo! Com o perigo de extinção dos pobrezinhos, no século XIII, decidiu-se que eles seriam uma espécie protegida. Assim, o pomo de ouro foi inventado pelo bruxo Bowman Wright para substituí-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário