sexta-feira, 29 de abril de 2011

Os Sete Livros - Parte Dois

OS SETE LIVROS - PARTE 2


HARRY POTTER E O CÁLICE DE FOGO (2000)
Harry já tem 14 anos e, mais uma vez de férias na casa dos Dursleys, sente sua cicatriz arder como nunca. O bruxinho fica perturbado com o que isso possa significar, mas suas preocupações são deixadas de lado durante a Copa do Mundo de quadribol. Graças a um convite dos Weasleys, ele pode ver a final de pertinho! O problema é que a marca negra de Voldemort aparece no céu, trazendo de volta os Comensais da Morte, e seus seguidores, e o pânico total.

     De volta a Hogwarts, mais novidades: nesse ano, o campeonato de quadribol está suspenso, já que a escola sediará, depois de um século, o Torneio Tribruxo, uma competição entra Hogwarts e mais duas escolas de magia: Beauxbatons e Durmstrang. As três provas do torneio devem testar a coragem, o poder de dedução e a perícia em magia dos campeões eleitos de cada escola. O Cálice de Fogo, que coleta os votos de todos os alunos, deveria mostrar os nomes de apenas três campeões, mas Harry também é escolhido para competir por Hogwarts, ao lado de Cedrico Diggory. Mas se o Torneio só aceita alunos maiores de 17 anos, e Harry não poderia se candidatar, quem será que o inscreveu?
     
     Com a ajuda de Rony, Hermione e seu novo amigo, Harry tenta passar pelas etapas do Torneio, mas a pior das provações ainda estaria por vir. Voldemort está de volta com toda a força e é hora de enfrentá-lo.


HARRY POTTER E A ORDEM DA FÊNIX (2003)

Na casa dos Dursleys, Harry passa o verão atento às notícias para saber se Voldemort já iniciou seu ataque. Afinal, seus amigos entraram em contato pouquíssimas vezes e parecem ter se esquecido dele, assim como seu padrinho e Dumbledore. Como se não bastasse, ele tem de salvar justamente Duda de um ataque de Dementadores, que surgem do nada bem perto de sua casa. Como usa mágica para acabar com eles, Harry infringe as leis do Ministério da Magia e é chamado a comparecer em uma audiências que irá avaliar se ele deve ser expulso de Hogwarts por desobediência.

     Desta vez, ele é resgatado por um batalhão de bruxos que vai escoltá-lo até um endereço secreto em Londres. A casa serve de quartel-general para a Ordem da Fênix, um grupo de bruxos liderados por Dumbledor que planejam o que fazer com a volta de Voldemort. O problema é que a notícia não é levada a sério pelo Ministério da Magia, que espalha que o diretor de Hogwarts é um velho gagá, e Harry, um garoto que só quer aparecer. Por isso, a Ordem deve ser mantida em segredo. Na casa, Harry encontra seu padrinho, Rony e sua família e Hermione, mas já está cansado dessa história de ficar sem notícias e também de não poder levar uma vida mais despreocupada, como os outros alunos em Hogwarts.

     Na escola, ele e seus amigos têm, de aguentar a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas, Dolores Umbridge, que é imposta pelo Ministério da Magia e começa a fazer uma série de mudanças em Hogwarts. A chata pega no pé até dos professores. A situação piora quando Dumbledore é acusado de estar formando um exército para enfrentar o Ministério. Para não ser levado para Azkaban, ele desaparece, e Umbridge torna-se diretora. Enquanto isso, Harry tem sonhos em que parece poder ver o futuro e percebe que consegue sentir tudo o que Voldemort sente. Mas por que será que eles têm essa ligação tão forte?

     Harry, Rony e Hermione conseguem ouvir a conversa dos adultos e descobrem que Você-Sabe-Quem está tentando pegar uma arma muito poderosa que o ajudará a dominar o mundo mágico de vez. Harry vê sem seus sonhos onde a tal arma está, e, com a ajuda de Rony, Hermione, Gina, Neville Longbottom e uma garota avoada chamada Luna Lovegood, resolve ir atrás da arma, o que se revele, mais tarde, uma ideia muito ruim.

     Apesar dos acontecimentos muito tristes - um dos personagens morre -, Dumbledore finalmente abre o jogo com Harry e explica por que ele tem de passar por tudo isso.



O LADRÃO DE LIVROS
QUASE QUE O QUINTO LIVRO NÃO sai! Tudo por causa de um motorista da gráfica em que Harry Potter e a Ordem da Fênix foi impresso, que roubou cópia dos três primeiros capítulos, quando a obra ainda nem tinha sido lançada. Donald Parfitt, que jurou não ter nenhuma ligação com Você-Sabe-Quem, passou a mão nas cópias para vendê-las num tabloide inglês por mais de 40 mil dólares. Ainda bem que o jornal armou um esquema para enganar o espartalhão, que acabou preso e condenado a prestar 180 dias de trabalho comunitário.
O LADRÃO DE LIVROS - PARTE 2
NEM O LIVRO JÁ FICOU pronto a salvo. Dias antes do lançamento oficial, um carregamento com 7.680 exemplares, no valor de 1,7 milhão de dólares, foi roubado de um depósito em Merseyside, na Grã-Bretanha. Os livros estavam em um trailer puxado por um trator e foram levados por um homem que se fez passar por motorista de depósito. O trailer foi encontrado abandonado na manhã seguinte, sem a carga, na região de Manchester. Será mais um aluno praticando o feitiço de desaparecimento da professora McGonagall?

HARRY POTTER E O ENIGMA DO PRÍNCIPE (2005)
     Harry está esperando na Rua dos Alfeneiros, nº 4, pela visita do diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, na casa dos Dursley, que por acaso estão morrendo de medo do que Dumbledore pode fazer a eles. Depois que Dumbledore leva Harry para um “passeio”, eles visitam um antigo professor de Hogwarts, chamado Horácio Slughorn, e Dumbledore pede para que ele volte a dar aulas em Hogwarts. Primeiro ele recusa, mas depois – com uma pilha gigantesca de pedidos – ele volta para Hogwarts.
     Harry, Rony e Hermione visitam o Beco Diagonal, e ficam assustados, pois todas as lojas parecem fechadas, exceto a nova loja de Fred & Jorge Weasley, chamada Gemialidades Weasley. Essa parece ser a única loja do Beco Diagonal aberta. Quando estão no Expresso de Hogwarts, Harry usa um produto Weasley para poder entrar, disfarçadamente, no vagão da Sonserina, usando a Capa de Invisibilidade de Harry. Ele descobre que Draco passou por uma iniciação para tornar-se Comensal da Morte. Quando o trem finalmente para, Draco descobre que Harry estava espionando e faz com que ele fique paralisado. Se ele não fosse resgatado por Luna, ele estaria voltando para Londres, e perderia seu sexto ano em Hogwarts.
     Ao longo de seu ano, Harry descobre que Snape dará aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas – o seu sonho -, e Horácio Slughorn o substitui. Depois de alguns meses na escola, Harry descobre também que Dumbledore está procurando as Horcruxes – pedaços da alma de uma pessoa que ficam contidas em objetos diversos – para tentar destruir Voldemort. Harry ajuda Dumbledore, mas acaba sendo uma péssima ideia, pois Harry quase morre, junto com o professor Dumbledore.
     Enquanto isso, a escola acaba sendo tomada pelos Comensais da Morte e por Voldemort através de um armário Sumidouro que estava escondido na Sala Precisa. O que será dos alunos e professores agora?


HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE (2007)
Harry espera quietamente em seu quarto a saída dos Dursley para um local seguro, pois quando Harry completar 17 anos e deixar de chamar a casa que vive de “lar”, ele estará sem o laço que Lílian e Petúnia tinham, e será alvo fácil de Voldemort e seus seguidores. Assim, os Dursley são levados de lá e Harry é escoltado por um batalhão composto por Rony, Hermione, Alastor Olho-Tonto Moody, os gêmeos Weasley, Gui Weasley, Rúbeo Hagrid, Fleur Delacour, Remo Lupin, Ninfadora Tonks e Mundungo Fletcher e Kingsley Shacklebolt. Eles o levam para a Toca, onde centenas de feitiços de proteção foram lançados a vários metros da casa, para máxima proteção. Mas de algum jeito, alguém deixa escapar o dia que eles sairiam da casa dos Dursley e então eles são atacados. Duas pessoas morrem nessa viagem, e Fred perde a orelha ao ser atingido por um feitiço muito poderoso.

     Na Toca, o novo Ministro da Magia, Rufo Scrimgeour traz o testamento de Dumbledore e entrega os pertences que foram deixados para eles. Depois disso, uma tenda é levantada para o casamento de Gui e Fleur, mas os Comensais da Morte invadem, atravessando os feitiços de proteção. Hermione faz com que ela, Rony e Harry sejam transportados para Londres, após o ataque dos Comensais. 
     
     A partir disso, Harry conta a seus amigos que Dumbledore deixou-lhe a difícil missão de destruir as horcruxes. Passando por várias aventuras, Harry, Rony e Hermione se passam por empregados do Ministério, são raptados por sequestradores e quase são mortos na Mansão dos Malfoy. 

     Enquanto isso, em Hogwarts, Severo Snape se torna diretor e dois Comensais da Morte, Aleto e Amycus Carrow, passam a dar aulas de Estudo dos Trouxas e Defesa Contra as Artes das Trevas. Será que os bruxinhos irão finalmente conseguir vencer Voldemort?





MAMÃE, QUERO SER J. K. ROWLING!!!!!!!!

Com todo o sucesso da saga Harry Potter, não é à toa que aqueles que não tiveram uma ideia tão boa quando a dela pipoquem por todo lado com versões que lembram muito a original. Veja alguns casos:

     § Harry Potter é uma menina? Pelo menos para o Russo Dmitry Yemets, autor de O Baixo Duplo Mágico. A protagonista da história é Tanya Grotter, uma órfã com poderes mágicos e uma marca estranha no rosto, que luta contra um inimigo tão terrível que nem mesmo seu nome pode ser pronunciado. Alguém aí notou alguma semelhança com o bruxinho? J. K. Rowling entrou com um processo contra o autor por plágio e para impedir que o livro ganhasse uma versão no Ocidente.

     § Dias antes do lançamento de Harry Potter e a Ordem da Fênix, um escritor autointitulado "Harry Writer" ("Harry Escritor") apareceu na Internet como o autor do que seria a verdadeira versão do livro. No entanto, a "obra" tinha 420 páginas a menos e algumas cenas de sexo a mais. Na verdade, tratava-se de uma fanfic, ou ficção escrita por um fã.

     § Esta vem da China: um livro pirata como bruxinho na história, vendido por camelôs, virou um best-seller no país. Em Harry Potter and the Leopard Walk Up to Dragon (Harry Potter e o Leopardo Enfrentam o Dragão), comercializado a US$ 1,50, o bruxo vira um anão peludo e perde seus poderes depois de se molhar em uma chuva misteriosa. Para lutar contra o mal, ele tem de se transformar em um dragão.

     § Na minissérie em quadrinhos Os Livros da Magia, de Neil Gaiman, um dos mais respeitados escritores de quadrinhos dos últimos tempos, Tim Hunter é um adolescente londrino de cabelos escuros, usa óculos e tem uma coruja chamada Ioiô. Ele também é órfão de mãe e, caso estude bastante, pode se tornar o maior mago de todos os tempos. Com quem ele se parece, hein? No entanto, a obra é anterior ao trabalho de Rowling.

                   NÚMEROS MÁGICOS

<< Mesmo antes de seu lançamento, Harry Potter e a Ordem da Fênix bateu todos os recordes de venda. Magia? Não, internet. Mais de 1 MILHÃO de cópias foram encomendadas na livraria virtual Amazon >>

<< Apenas no dia de seu lançamento nos EUA, o quinto livro vendeu mais de 5 MILHÕES de exemplares. Na Grã-Bretanha, quebrou os recordes de venda com 1,77 milhão de cópias e, na China, as primeiras 5 mil unidades se esgotaram rapidamente, apesar de impressas em inglês >>

<< Os quatro primeiros volumes venderam 195 MILHÕES de cópias - 1,5 milhão só no Brasil >>

<< A primeira tiragem de Harry Potter e a Ordem da Fênix foi de 
13 MILHÕES de exemplares nos países de língua inglesa - 8,5 milhões só nos EUA >>

<< Em 1999, 71% dos leitores da série ficavam entre 8 E 14 ANOS de idade. Em 2001, essa porcentagem caiu para 36%, o que indica que cada vez mais adultos estão se divertindo com as aventuras do bruxinho >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário