quarta-feira, 4 de maio de 2011

Halloween

GOSTOSURAS
ou
TRAVESSURAS

Em Hogwarts, esse dia é muito especial. Porém, o primeiro Halloween de Harry e seus amigos na escola acabou por causa de um trasgo que havia invadido as masmorras. Não deixe ninguém estragar a sua festa e saiba mais sobre essa tradição milenar.

DO DIA DOS MORTOS AO DIA DOS SANTOS
O Halloween surgiu a partir do Samhain, um festival celebrado há 2 mil anos pelos celtas, povo que habitava as regiões onde hoje ficam a Irlanda, a Grã-Bretanha e o Norte da França. As festividades aconteciam no dia 1º de novembro e celebravam o Ano-Novo, o fim do verão e das colheitas. Os celtas acreditavam que, na véspera, todas as leis de tempo e espaço eram magicamente suspensas e os espíritos das pessoas que tinham morrido naquele ano voltavam do além para possuir o corpo dos vivos.


     Então, para não ter seus corpos invadidos por essas almas sem teto, as pessoas apagavam fogueiras de suas casas para não chamar a atenção, usavam máscaras horrendas e se vestiam como demônios. Depois, saíam fazendo um desfile barulhento, tudo para colocar os espíritos para correr. Mas nem tudo era diversão: se alguém parecia ter sido possuído, ia direto para a fogueira.


     Por volta do ano 43 d.C., os romanos conquistaram o território e trouxeram dois rituais que se associaram à festa: a Feralia, sua versão para as comemorações do dia dos mortos, e a Pomona, em homenagem à deusa de mesmo nome, protetora das árvores e frutas. No século VII, o cristianismo tentava dominar a região e o papa José Bonifácio IV decretou que o dia 1º de novembro seria o Dia de Todos os Santos, na tentativa de substituir o Samhain. A véspera era a All Hollows Eve (noite de todos os espíritos), que deu origem ao nome Halloween.


     A festa foi levada à América do Norte em meados de 1840 por imigrantes irlandeses que fugiam da fome. Naquela época, as "travessuras" mais praticadas eram tombar casinhas (sim, aqueles banheiros que ficavam fora das casas) e desparafusar as dobradiças de portões. Será que eles não tinham nada mais legal para fazer?


O símbolo da deusa Pomona é a maçã. Talvez seja por isso que uma das brincadeiras do Halloween, principalmente nos Estados Unidos, seja tentar maçãs em uma tina d'água, com os olhos vendados.

POR QUE O SÍMBOLO DO HALLOWEEN É A ABÓBORA?
O costume de fazer lanternas com abóboras vem de uma lenda celta também. Ela conta a história de Jack, um bêbado e trapaceiro que teria convencido o diabo a pegar uma fruta em uma árvore. Depois, ele entalhou uma cruz no tronco da árvore, para que o coisa-ruim não pudesse descer e o fez prometer que, se nunca mais voltasse para tentá-lo novamente, o deixaria descer de lá.

     Jack morreu e, por causa de sua má fama, foi barrado tanto no céu quanto no inferno. Sua alma foi condenada a vagar na escuridão para todo o sempre e o diabo ainda lhe deu uma brasa para iluminar seu caminho. Jack a colocou dentro de um nabo oco, para que durasse mais e, por isso, o personagem é chamado de Jack-o-lantern, ou "Jack da lanterna".

     Na Irlanda e na Escócia, as pessoas faziam suas luminárias usando nabos e batatas e desenhavam caras assustadoras nos legumes para assustar Jack e outros espíritos. Na Inglaterra, usavam-se beterrabas. Quando os imigrantes desses países chegaram aos Estados Unidos, deram de cara com as abóboras, que eram muito mais numerosas e as adotaram para fazer o símbolo do Halloween.

517, 5 KG...
... esse é o peso da maior abóbora do mundo. Ela foi colhida na cidade de Leetonia, em Ohio, nos Estados Unidos, em 2000.

DOCE CHANTAGEM
Na noite de Halloween, é costume bater à porta dos vizinhos e dizer "Um doce ou uma travessura!". Essa mania de pedir quitutes tem origem no Dia de Finados da Europa, no século IX. No dia 2 de novembro - como o nosso Dia de Finados por aqui -, os pobres saíam em busca de comida pelas vilas e recebiam os chamados soulcakes (bolos de alma), geralmente feitos de restos de pão e groselha. Eles prometiam que, quanto mais bolinhos recebessem, mais orações fariam para os parentes mortos dos donos da casa. Naquela época, acreditava-se que após a morte as almas ficavam presas no limbo, e as orações, mesmo quando feitas por estranhos, poderiam mandá-las mais rápido para o céu.

FAÇA O SEU "JACK DA LANTERNA"!
  1. Leve uma abóbora do tipo moranga ao forno por cerca de 40 minutos ou até que a polpa fique macia.
  2. Corte uma tampa ao redor do cabo e retire a polpa, que pode ser usada para fazer doce.
  3. Com a ajuda de uma faca bem afiada, recorte os olhos e a boca de Jack.
  4. Coloque uma vela dentro da abóbora. Agora é só colocar seu Jack na janela de casa para espantar os fantasmas. BUUUUUU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário