segunda-feira, 20 de junho de 2011

Bruxos de Mentirinha - Parte III

                               BRUXOS DA TELINHA


A FEITICEIRA (1964-1972)
A bruxa Samantha (Elizabeth Montgomery) mexia o nariz e colocava seus poderes em ação, para desespero do marido (Dick York). O coitado ainda convivia com os feitiços de sua filhinha Tábata, que conseguia conversar de verdade em seu telefone de brinquedo, e de Endora, que, como toda sogra que se preze, chegava sempre nas horas mais inconvenientes.

CHARMED (1998)
Na série exibida pela Sony Entertainment Television, as irmãs Halliwell usam seus poderes para matar demônios e salvar o mundo. Phoebe prevê o futuro, Paige move objetos com a mente e Piper consegue congelar o tempo, mas, para muitos, o verdadeiro poder das garotas é o da sedução.

SABRINA - APRENDIZ DE FEITICEIRA (1997)
A estrela da série era uma adolescente comum até descobrir, aos 16 anos, que é uma bruxa. Assim, tem de se acostumar com a ideia e levar uma vida de mortal sem usar mágica, para não atrair olhares curiosos.

A CAVERNA DO  DRAGÃO
Nesse desenho, Hank, Eric, Sheila, Bobby, Presto e Diana entram em um brinquedo em um parque de diversões, que na verdade é um portal para um mundo fantástico. Lá, ganham armas mágicos, como arco e flecha de energia, capa de invisibilidade, igualzinha a de Harry Potter e um chapéu mágico, além da companhia do unicórnio Uni. Eles são auxiliados pelo Mestre dos Magos e enfrentam o terrível Vingador enquanto tentam encontrar uma maneira de voltar para casa.

Havia um boato de que, no último episódio da série, os personagens descobriram que haviam morrido e ido para o inferno. O criador da série, Gary Gyrax, desmentiu tudo. O último capítulo da série nunca fora produzido, mas fora escrito e revelava que o Vingador era filho do Mestre dos Magos.
 POPEYE
A Bruxa do Mar era o pesadelo do marinheiro: tentava afundar seu barco e trocava os rótulos das latas de espinafre de Popeye. Na verdade, ela apareceu pela primeira vez nos quadrinhos assinados por E.C. Segar, nos anos 1930.

BRUXA HAZEL
Gorda, de pele esverdeada e com cabelos desgrenhados, a bruxa tenta infernizar a vida de Pernalonga e seus amigos. Sempre que sai correndo, deixa um rastro de grampos. Sua vassoura é esperta: com aquele peso todo, não deixa Hazel montar sobre ela.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Bruxos de Mentirinha - Parte II

A BRUXA DE BLAIR (1999)
Três estudantes de cinema tentam fazer um documentário sobre Elly Kedward, que tinha sido acusada de feitiçaria na cidade de Blair, nos Estados Unidos, em 1785. Ela não aparece na tela, mas nem precisa: deixa rastros que assustam os protagonistas e faz com que os espectadores fiquem de cabelo em pé.

A BRUXA DE BLAIR 2 - O LIVRO DAS SOMBRAS (2000)
Quatro fãs que assistiram ao documentário A Bruxa de Blair partem para a mesma floresta, em uma excursão promovida por um empresário local. Mas, ao chegarem lá, a maldição da bruxa ataca novamente.

DA MAGIA À SEDUÇÃO (1998)
Duas irmãs tentam levar uma vida normal, mas a cidade não perdoa o fato de que elas fazem parte de uma família de bruxas. Para piorar, por causa de uma maldição, todo homem que se apaixona por uma mulher da família é levado à morte.

ABRACADABRA (1993)
Na noite de Halloween, os espíritos de três bruxas do século XVII são evocados e elas voltam à vida, mas nos dias de hoje. Para garantir sua juventude, elas estão dispostas a assustar todo mundo, mas nem a palavra mágica as salva de se darem mal quando tentam enfrentar três crianças e um gato.

O SENHOR DOS ANÉIS
Os dois primeiros livros da saga criada por J.R.R. Tolkien já foram para o cinema com A Sociedade do Anel (2001) e As Duas Torres (2002), ambos dirigidos por Peter Jackson. Eles contam a saga do hobbit Frodo Bolseiro e elfos, anões e humanos que se juntam para destruir o Um Anel, objeto de incrível poder. Só assim eles poderão livrar a Terra-média do domínio de Sauron, o Senhor da Escuridão. Eles enfrentam uma perigosa expedição até a Montanha da Perdição, o único local onde o Um Anel pode ser aniquilado.
     A Sociedade do Anel conta exatamente como o anel chegou às mãos de Frodo e como esse grupo foi formado, com o encontro dos outros hobbits Sam, Merry, Pippin, o elfo Legolas, o anão Gimli e os representantes dos humanos, Aragorn e Boromir. O grande mago da história é o poderoso Gandalfm que lutou contra o despertar do mal na Terra-média por 2 mil anos, e também se junta à comitiva.
     As Duas Torres narra as dificuldades da viagem, em que os membros da Sociedade são obrigados a se separar. Para piorar as coisas, outro grande mago, Saruman, vira a casaca e passa a lutar ao lado de Sauron. Ele cria um exército de orcs Uruk-hais, criaturas grotescas e mortais, e parte para um dos últimos refúgios dos humanos. O confronto acontece na Batalha do Abismo de Helm, uma das sequências mais eletrizantes do filme. Enquanto isso, Frodo e seu fiel escudeiro, Sam, são perseguidos por Gollum - uma criatura que talvez tenha sido um hobbit que foi deformado pelo Um Anel.
     A saga completa-se com O Retorno do Rei, em que os membros da Sociedade finalmente conseguem chegar a Mordor, lar do Senhor da Escuridão, onde está a Montanha da Perdição. O filme estrou no Brasil no início de 2004

J. K. Rowling leu "O Senhor dos Anéis" quando tinha 19 anos de idade.
Os filmes da trilogia foram rodados simultaneamente. As filmagens aconteceram na Nova Zelândia entre setembro de 1999 e março de 2001 e só depois é que começou o trabalho de edição e pós-produção.
45 MINUTOS...
... ESSE É O TEMPO DE duração da Batalha do Abismo de Helm em As Duas Torres. A sequência consumiu nove semanas de filmagens.

O SENHOR DOS NÚMEROS
Dados da produção da trilogia

300 mil rolos de filme usados.
90 mil fotografias tiradas.
48 mil objetos cenográficos fabricados.
20602 figurantes.
15 mil trajes criados pelos figurinistas.
2400 pessoas na equipe de produção.
1600 pés protéticos usados para a caracterização dos hobbits.
68 cenários em miniatura construídos.
520 tomadas de efeitos especiais em A Sociedade do Anel.
600 tomadas de efeitos especiais em As Duas Torres.

sábado, 11 de junho de 2011

Bruxos de Mentirinha - Parte I

SÓ IMAGINAÇÃO

Garotas que se transformam em feiticeiras, bruxas que aterrorizam florestas, encontros com o coisa-ruim... Eles apareceram muito antes que Harry Potter pudesse conhecer seu destino, mas não precisa ter medo: tudo não passa de ficção!

FEITIÇOS NA TELONA

O MÁGICO DE OZ (1939)

Quando aterrissam com casa e tudo na Terra de Oz, Dorothy e seu cãozinho Totó caem justamente sobre a Bruxa Má do Leste, matando a coitada. A Bruxa Má do Oeste, sua irmã, então, passa a perseguir a garota e seus amigos. Felizmente, eles podem contar com a ajuda da Bruxa Boa do Norte, que viaja dentro de uma bolha de cristal rosa. Dorothy é auxiliada pelo Mágico de Oz para voltar para casa.

Para criar o efeito da cena em que a Bruxa Má do Oeste morre, a atriz Margaret Hamilton ficou em um elevador que ia descendo à medida que descia.

AS BRUXAS DE EASTWICK (1987)

Na cidadezinha que dá nome ao filme, três mulheres divorciadas decidem fazer um feitiço para atrair o homem perfeito. E não é que acaba funcionando? O problema é que ele é o próprio Diabo e as bruxas têm de usar sua magia para pegar o demo pelos chifres.

AS BRUXAS DE SALEM (1996)
No século XVII, jovenzinhas de Salem, Massachusetts (EUA), brincam de fazer feitiços. Quando são descobertas, passam a acusar outras pessoas de bruxaria, causando a morte de vários inocentes.

Você sabia que esse filmes foi baseado em fatos reais? Por causa das mentiras das meninas, 19 pessoas foram levadas à forca.

JOVENS BRUXAS (1996)
 Quatro garotas fazem feitiços para tentar resolver seus problemas adolescentes, como conquistar o rapaz mais popular da escola. Só que exageram na dose e começam a competir entre si pelos poderes mágicos.

A FAMÍLIA ADDAMS 1 (1992) E 2 (1993)
Nessa família nada comum, a Vovó é uma bruxa que adora agradar seus netinhos, com iguarias, como sopa de morcegos , cozido de tarântula e creme de olho de crocodilo. Alguém se habilita?

A Vovó foi interpretada por uma atriz diferente em cada filmes. Judith Malina entrou na pele da bruxa no primeiro filme e Carol Kane, no segundo.

Harry Potter no Cinema - Parte Três

SAIBA MAIS SOBRE A SAGA DE HARRY POTTER NA TELONA

TEM BRASILEIRO NO SET!

No filme Harry Potter e a Câmara Secreta, Dino Thomas é representado por Alfred Enoch, filho de mão brasileira e pai inglês, que vive na Inglaterra. O personagem é da Grifinória e divide o quarto com Harry Rony e os outros meninos.

750 QUILOS...
...ESSE ERA O peso de Aragogue, a gigantesca aranha da Floresta Proibida, em Harry Potter e a Câmara Secreta. O bichão tinha três metros de altura e cinco metros e meio de distância entre suas pernas.

SUPERÁRVORE

O Salgueiro Lutador que fica de guarda em Hogwarts foi montado a partir de módulos separados e tinha 26 metros de altura. E o pobre Ford Anglia que a árvore amassa em seus galhos não sofreu sozinho: foram usados 14 automóveis idênticos para rodar o filme.





VOCÊ SABIA QUE...
... STEVEN SPIELBERG SE RECUSOU A dirigir Harry Potter e a Pedra Filosofal? Depois do super-sucesso dos dois primeiros filmes da série, ele ainda tentou entrar no páreo quando o diretor Chris Columbus resolveu atuar apenas como produtor, mas a Warner Bros., produtora do filme, não topou. Se arrependimento matasse...

MAMÃE DE OLHO
J.K. Rowling esteve presente em toda a elaboração do roteiro de Harry Potter e a Pedra Filosofal, ao lado do diretor Chris Columbus. Como uma zelosa mãe, determinou qual seria a textura das cortinas e até desenhou um mapa com o interior do castelo de Hogwarts, para garantir que tudo saísse igualzinho ao contado no livro. No entanto, ela raramente aparecia nos sets de filmagem.

NÚMERO HOLLYWOODIANOS

Harry Potter e a Pedra Filosofal arrecadou <<966 MILHÕES>> de dólares.

No Brasil, bateu o recorde de melhor estreia em um fim de semana da história, levando aos cinemas <<796587 ESPECTADORES>>.

Também foi o mais visto do canal de TV pago HBO, com <<6,6 MILHÕES>> de espectadores.

Os produtores de Harry Potter e a Pedra Filosofal tiveram à disposição um orçamento de <<150 MILHÕES>> de dólares. O segundo filme foi rodado com 50 milhões de dólares a menos.

Harry Potter e a Câmara Secreta atraiu quase tantos pottermaníacos quanto o primeiro filme da série: a bilheteria chegou aos <<866 MILHÕES>> de dólares.

O primeiro filme teve <<500 CENAS>> de efeitos especiais, contra <<1000 CENAS>> usadas no segundo.

sábado, 4 de junho de 2011

Harry Potter no Cinema - Parte Dois

HARRY POTTER NO CINEMA - PARTE DOIS

HOGWARTS GANHA UM NOVO DIRETOR
Calma, Dumbledore não deixou o comando da escola. Em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Richard Harris, que morre vítima da doença de Hodgkin em 2002, será substituído por Michael Gambon. Além de ator, em seus 50 anos de carreira, Harris atuou como diretor, produtor e escritor e participou de mais de 70 filmes! Ele declarou que estava decidido a não aceitar o papel de Dumbledore e só o fez porque, caso contrário, sua neta disse que nunca mais falaria com ele. Já o irlandês Michael Gambon, de 62 anos, é conhecido por seus papéis em A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999) e Assassinato em Gosford Park (2001).
ALAN RICKMAN
O ator londrino começou a carreira para valer aos 26 anos, quando ganhou uma bolsa de estudos para a Royal Academy of Dramatic Arts, uma das instituições de artes cênicas mais respeitadas do mundo. Antes de dar vida ao professor Severo Snape, Alan Rickman já foi muito mau em Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões (1991) e como o bandido que atazana a vida de Bruce Willis em Duro de Matar (1988). Também atuou em Dogma (1999), Razão e Sensibilidade (1995) e ganhou um Globo de Ouro por sua interpretação em Rasputin (1996), em um filme para a TV. Além disso, Rickman participou do filme Sweeney Todd, o Barbeiro Demonîaco da Rua Fleet (2008) como o Juiz Turpin (novamente como vilão!) e Alice no País das Maravilhas (2010), como a Lagarta Azul.



ROBBIE COLTRANE
A escolha do ator para o papel de Hagrid não foi obra dos produtores de Harry Potter e a Pedra Filosofal, mas da própria J. K. Rowling. Robbie comemora uma carreira de mais de 20 anos na TV e no cinema, que inclui mais de 26 filmes, entre eles James Bond - O Mundo não é o Bastante (1999) e Henrique V (1989). Foi premiado com o Peter Sellers Comedy por sua interpretação na comédia Freiras em Fuga (1990)





MAGGIE SMITH
Até interpretar a sisuda professora Minerva McGonagall, a atriz já tinha participado de quase 50 filmes em seus 57 anos de carreira. Maggie ganhou o Oscar de melhor atriz duas vezes, em A Primavera da Solteirona (1969) e Viagens com a Minha Tia (1972), além de vários prêmios por sua atuação no teatro. Entre seus filmes mais recentes estão Assassinato em Gosford Park (2001), Divinos Segredos (2002), Nanny McPhee e as Lições Mágicas (2010) e Gnomeo e Julieta (2011). Nascida em 1934 na cidade de Essex, na Inglaterra, a atriz foi condecorada pela rainha Elizabeth II com o título de nobreza Dame, ou seja, "Dama".





KENNETH BRANAGH
O professor de Defesa Contra as Artes das Trevas de Harry Potter e a Câmara Secreta é mais famoso por encarnar nas telas os personagens de Shakespeare, como lago em Othelo (1995), Hamlet (1996), entre outros, e poderia estar tão orgulhoso de sua carreira quanto Gilderoy Lockhart. Com uma trajetória de sucesso também no teatro, Kenneth também é diretor, sendo sua mais recente atuação em Thor (2011) e roteirista, em Magic Flute (2006). Em 1985, o ator inglês foi um dos fundadores da Renaissance Theatre Company. Sua primeira experiência no cinema foi o sucesso Henrique V (1989).





JASON ISAACS
Você sabia que Lúcio Malfoy, pai do chatinho Draco, já foi uma drag queen? Quer dizer, esse foi o papel de Jason Isaacs em Doce Novembro (2001), ao lado de Keanu Reeves e Charlize Theron. Versátil, o ator inglês tem sido um dos mais requisitados de sua geração, atuando em filmes como Falcão Negro em Perigo (2001) e Códigos de Guerra (2002). Seu lado Malfoy pode ser visto em O Patriota (2000), como o coronel William Tavington, que não sai do pé de Mel Gibson e na pele do traiçoeiro Lord Felton em Coração de Dragão (1996), assim como o temível Capitão Gancho em Peter Pan (2003). Entre seus trabalhos mais recentes, estão os filmes Amigas com Dinheiro (2006), onde atua como David, e Green Zone (2010), como Major Briggs.